Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 3426 Projeto de Lei N.º 316/2023

Proponente: Ver. Nestor Pedro Schwertner, Ver. Marcel Frison e Ver.ª Ana Affonso

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O Projeto de Lei que ora envio à apreciação dessa Egrégia Casa Legislativa ______________

 

“Concede o título de Cidadão Leopoldense ao Senhor João Carlos Alves Rodrigues, nos termos da Lei n.º 6.591/2008.”

 

Art. 1º Fica concedido ao Senhor João Carlos Alves Rodrigues o título de Cidadão Leopoldense.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Ficam revogadas as disposições em contrário.

EXPEDIENTE N.°

PROJETO DE LEI N.º  

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

O presente projeto de lei enviado à apreciação, objetiva conceder o título de Cidadão Leopoldense ao Senhor João Carlos Alves Rodrigues, nos termos da Lei n.º 6.591/2008.

João Carlos Alves Rodrigues é natural de Triunfo, mas fez de São Leopoldo a sua terra natal, em 1962, quando veio com sua família residir no bairro Rio do Sinos. Formado no magistério, foi como professor das séries iniciais que começou sua história na educação do município. Ele e a esposa Zeni começaram a lecionar na Escola Rural do Arroio da Manteiga, assim que se estabeleceram na cidade. Uma pequena escola com apenas duas salas e três turnos, que atendia até a quarta série.

A partir daí, iniciou uma longa caminhada pela Educação, atuando como professor do ensino médio em escolas profissionalizantes no período de 1970 a 1982. Foi professor na Escola Frederico Guilherme Schmidt, na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, e no Instituto de Educação Professor Pedro Schneider, o “Pedrinho”.

A luta em defesa do acesso de todos a uma educação pública de qualidade sempre norteou o caminho do professor João Carlos. Militante ativo do CPERS Sindicato ajudou na abertura de mais uma trincheira de lutas para os professores com a criação do 14º Núcleo do CPERS em São Leopoldo, onde atuou como diretor no período de 1979 a 1982. No movimento sindical, também foi diretor-secretário do CPERS de 1987 a 1990.

A contribuição do professor João Carlos com a educação e com a comunidade leopoldense foi além da sala de aula. Como Secretário de Educação do município, no período de 1983 a 1985, deixou um legado importante com a criação da eleição para escolha de diretores das escolas municipais, o Plano de Carreira para o magistério e o fim do limite da 4ª e 5ª série em algumas escolas do município.

Como vereador em São Leopoldo, de 1997 a  2000, ele deu continuidade a luta em defesa da educação, sendo responsável por conquistas importantes, como o  2º grau na Escola Caic  Madezzatti e na Escola Hayde Rostirolla. Também defendeu outras pautas essenciais para a cidade, como a questão ambiental e a preservação do Rio dos Sinos.

Diante do acima exposto, submete-se esta proposição à análise e aprovação desta Casa Legislativa.

   

São Leopoldo, 23 de Janeiro de 2023.

   

Atenciosamente,

   

___________________________________
Vereador Nestor Pedro Schwertner
Vereador na Bancada do PT

Documento publicado digitalmente por VEREADOR NESTOR PEDRO SCHWERTNER em 23/01/2023 às 14:08:18.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 35acbd2f48996341c0847499f2dbf9f0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 98865.