Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1476 Moção N.º 029/2021

Proponente: Ver.ª Nadir Jesus

Exmo. Sr.ª

Ana Inês Affonso

Presidente da Câmara

Nesta

   

MOÇÃO DE REPÚDIO

   

Excelentíssima Senhora Presidenta da Câmara Municipal de Vereadores e Vereadoras de São Leopoldo, os Vereadores infra-assinados vêm respeitosamente, com amparo no art. 92 do Regimento Interno, submeter ao Plenário a seguinte MOÇÃO DE REPÚDIO a ser enviada a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS, na pessoa do seu ilustre Presidente, Ver. Márcio Bins Ely, da Bancada do PDT, com o seguinte teor:

Diante dos acontecimentos ocorridos na tarde de ontem (20/10) nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, os Vereadores e Vereadoras desta "Casa Irmã", repudiam com tamanha veemência as "manifestações de ordem supostamente política" que utilizem a violência como Princípio Norteador. Nós, Vereadoras e Vereadores da Câmara Municipal de São Leopoldo, enaltecemos as nossas obrigações e compromissos com a nossa população, reforçando que a manutenção da ordem, do respeito e da liberdade tratam um dever legal, assim como coibir qualquer tipo de manifestação ou ato que supere a legalidade, rejeitando de todas as formas que qualquer indivíduo que participe de ações legislativas seja intimidado e constrangido, como foram as colegas parlamentares de Porto Alegre. Enaltecemos ainda, que a democracia induz respeito as opiniões, cordialidade e soberania das decisões dos parlamentares, um vez que estes representam o povo.
 
Nós, representantes do povo, temos o dever de prezar pelo zelo desses espaços de manifestação da democracia, repudiando todos insultos ofensivos marcados pela apresentação de cartaz  com a representação de suástica nazista por ocupantes do Plenário contrários ao Passaporte da Vacina e também por todas as ameaças racistas direcionadas as colegas Vereadoras Bruna Rodrigues, Daiana Santos e Laura Sito, das quais nos solidarizamos, além de repudio as tentativas de agressão realizadas por estes ocupantes, não deixando de considerar que todos estes atos foram motivados por apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro, que insiste em adotar postura negacionista e de incentivo a manifestações de forma irracional e violenta.
 
Este ato racista e quaisquer outros de natureza preconceituosa maculam a imagem de todos nós brasileiros, provocando indignação e perplexidade naqueles que têm ciência de que a cidadania, a tolerância e a fraternidade não têm cor, religião, vinculação partidária: somos filhos da mesma Pátria que nos acolhe gentilmente com todas diferenças que possamos ter, pois nesta Pátria somos todos iguais.
 
Esta atitude reforça a necessidade de darmos sequência à luta contra a discriminação racial, os preconceitos, de qualquer natureza, e especialmente contra a desigualdade abissal que marca historicamente a população Negra no Brasil. Acontecimentos como este juntam-se a tantos, repetidamente noticiados, e a tantos outros repetidamente omitidos e silenciados. Então, quem repudia esta mazela social não pode se calar, tem que reconhecê-la oficialmente, tem que enfrentá-la vigorosamente, por um lado, manifestando-se e repudiando toda e qualquer ocorrência de racismo ou violência contra a população Negra ou do diferente; por outro lado, tomando as providências práticas necessárias e cabíveis para que a situação seja investigada e os responsáveis penalizados, conforme previsto em Lei.
 
Mais uma vez, expressamos  a nossa solidariedade as colegas Vereadores, protestando contra a violência arbitrária a que foram submetidas, como também manifestando-se solidários a todos aqueles, conhecidos ou anônimos, que vêm sistemática e repetidamente sofrendo a violência simbólica/estrutural, sobre eles exercida em virtude de diferenças que lhe são impostas, o que causa danos morais e psicológicos diretamente associados ou decorrente do preconceito.
 
O nosso país é constituído por uma rica miscigenação ou mestiçagem de povos e de diferentes etnias.
Somos multirraciais e abraçamos a diferença, não somos descendentes de uma única origem.

 

Atenciosamente,

   

Ver.ª Nadir Jesus
Vereadora na Bancada do PT

   

Sala das Sessões, 21 de Outubro de 2021.

Documento publicado digitalmente por VER. NADIR JESUS em 21/10/2021 às 14:10:01.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7ab839f533577385fd7bde6b26073bf5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 80113.