Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Câmara de Vereadores de São Leopoldo
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE N.° 1377 Pedido de Providência N.º 1163/2025

Proponente: Ver. Fabiano Haubert

Exma. Sra.

Secretária - SEMURB

Cladis Magnani

Assunto: Solicita revitalização da faixa de segurança na Avenida Mauá, em frente ao Atacado Stock Center, nas imediações da Rua John Kennedy, neste Município.

O Vereador que subscreve, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo Regimento Interno desta Casa, apresenta o seguinte pedido de providências:

Considerando os constantes relatos da população quanto à dificuldade de travessia e à baixa visibilidade da sinalização horizontal no local supracitado, especialmente diante do elevado fluxo de veículos e pedestres, solicita-se a imediata revitalização da faixa de segurança situada na Avenida Mauá, em frente ao Atacado Stock Center, nas proximidades da Rua John Kennedy.

Diante do exposto, requer a Vossa Senhoria que sejam tomadas as seguintes providências:

  1. Realização da pintura e revitalização da faixa de segurança na Avenida Mauá, em frente ao Atacado Stock Center, contemplando as imediações da Rua John Kennedy;
  2. Verificação e, se necessário, manutenção ou aprimoramento da sinalização vertical correspondente, a fim de garantir a máxima segurança aos pedestres;
  3. Estudo técnico para avaliação da necessidade de dispositivos adicionais de segurança, tais como placas indicativas ou redutores de velocidade no entorno imediato.

Desta forma, elevamos nosso reconhecimento, antecipadamente agradecemos a atenção que será dispensada ao presente e colocamo-nos ao vosso dispor para outros esclarecimentos que por ventura forem necessários.

São Leopoldo, 14 de Maio de 2025.

Atenciosamente,

Fabiano da Rosa Haubert
Vereador na Bancada do PDT

JUSTIFICATIVA

A presente solicitação visa atender a um anseio legítimo da comunidade local, que diariamente se utiliza da faixa de segurança localizada na Avenida Mauá, especialmente em frente ao Atacado Stock Center, região de intenso trânsito de veículos e pedestres. A revitalização da sinalização horizontal é medida fundamental para garantir a integridade física dos cidadãos e promover a adequada fluidez do trânsito.

Destaca-se que a visibilidade da faixa de pedestres encontra-se comprometida em virtude do desgaste provocado pelo tempo e pelo tráfego intenso, o que eleva substancialmente o risco de acidentes. A adequada sinalização, aliada à manutenção constante, é imprescindível para assegurar o direito de ir e vir de todos os munícipes, em especial de idosos, crianças, pessoas com deficiência e trabalhadores que circulam pelo local.

Ressalta-se ainda que tal medida está em consonância com as diretrizes de segurança viária estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, bem como com as normas de acessibilidade e mobilidade urbana preconizadas pelas políticas públicas atuais.

Pelos motivos supramencionados, solicito o apoio dos nobres pares e do Poder Executivo Municipal para o atendimento da presente demanda, a qual certamente contribuirá para a valorização da vida, a prevenção de acidentes e a promoção de um ambiente urbano mais seguro e inclusivo.

São Leopoldo, 14 de Maio de 2025.

VEREADOR FABIANO HAUBERT
Vereador na Bancada do PDT.

Documento publicado digitalmente por FABIANO DA ROSA HAUBERT em 14/05/2025 às 17:05:49.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação df1db36dc6015b95105002903478c42d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 166600.