EXPEDIENTE Nº 3897
Pedido de Providência Nº 2250

OBJETO: "Solicita reforço na sinalização nas faixas de segurança em torno da escola e um estudo para sinalização horizontal, placas, redutor de velocidade ou até mesmo uma sinaleira na travessia de pedestre na Av. Mauá próximo a Escola Paul Harris, devido a um atropelamento de um estudante da escola."

PARECER JURÍDICO

Trata-se de Pedido de Providência (PDP), para o qual o(a) Vereador(a) tem efetiva legitimidade para apresentar proposições, conforme art. 14, inciso III, do Regimento Interno (RI), em consonância com o art. 134, da Lei Orgânica Municipal.

Dentre as proposições arroladas no art. 78 do Regimento Interno, constam no inciso III, os pedidos de providências, tal como a proposta no expediente em análise.

Ademais, o presente PDP tem previsão expressa no texto do art. 90 do RI, através do qual estabelece previsão de matérias com caráter político-administrativo aos órgãos públicos.

Outrossim, resguardadas a independência e a harmonia entre os Poderes, compete à Câmara de Vereadores assessorar o Executivo municipal, através de indicações e pedidos de providências (art. 3º, inciso III, do R.I.)

Vale reforçar que os Pedidos de Providências serão recebidos pela Mesa, que realiza sua leitura no Expediente e os encaminha à Comissão competente (art. 55 do RI).

No caso em tela, a competência resta direcionada para a Comissão de Segurança Urbana, a quem cabe “opinar” sobre o PDP (por analogia do previsto no art. 64, inciso III, do Regimento Interno).

O parecer é favorável.

São Leopoldo-RS, 03 de abril de 2023.

  

Documento publicado digitalmente por DR. ALEXANDRE JUNIOR REIS em 03/04/2023 às 21:27:05. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e62156d09da927f53a4df38e5843fb07.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camarasaoleopoldo.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 103314.