Ver. Claudio Giacomini (PSDB)

Ver. Claudio Giacomini (PSDB)

Nome: Claudio Giacomini

Profissão: Veterinário

Partido Político: PSDB

Contato: (51) 3579.9240 ou (51) 3579.9242

Email: [email protected]

Facebook: Claudio Giacomini 

Pela dignidade dos seres humanos e dos animais

Claudio Giacomini nasceu em 14 de dezembro de 1950 no município gaúcho de Formigueiro. É formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, com especialização internacional na Inglaterra. A partir de 1975 o jovem veterinário escolheu São Leopoldo para viver e constituir sua família. Portanto, é leopoldense por opção e convicção.

Oriundo de humilde família italiana do interior do Rio Grande do Sul, composta pelos pais e seis irmãos, ele estudou em escolas públicas e perseverou até ser aprovado no concorrido vestibular de uma universidade federal. Nada segurava o amor que o “gringo” sentia pelos animais nos descampados de Formigueiro. Foi assim que a vocação se transformou em profissão.

PARQUE ZOOLÓGICO – Em meados da década de 1990, o veterinário Claudio Giacomini foi protagonista de reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, ao fazer cirurgia em um tigre. De bisturi em punho, diante da fera anestesiada, o médico realizava um dos tantos atendimentos que marcaram seus 37 anos como clínico do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, onde se aposentou em 2012. No Parque, ele também foi diretor administrativo por oito anos.

Giacomini foi presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, onde ainda participa como membro da diretoria. Desde 2009 é integrante da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária, da qual fazem parte apenas 26 profissionais da área. Em 2005 foi diretor administrativo da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps). 

PROTETOR DE ANIMAIS – Menos famosa que a cirurgia no felino, e muito mais gratificante para ele, é a sua longa história de dedicação aos animais de rua e sua preocupação com as zoonoses – doenças transmissíveis dos animais para os humanos. Por isso, foi um dos fundadores da Associação Leopoldense de Proteção Animal (Alpa), que há décadas oferece proteção aos animais abandonados na cidade, onde prestou serviços gratuitos por mais de dez anos. Ele também é conhecido em São Leopoldo por ser o veterinário sempre chamado para atender animais maltratados e doentes que ficam pelas ruas.

ELEITO – Tantos anos de trabalho amoroso dedicados aos bichos resultaram no reconhecimento da gente de São Leopoldo. Atual vice-presidente do PSDB na cidade, Giacomini concorreu em três pleitos para a Câmara, ficando na suplência nos dois anteriores. Em 2012 foi eleito com 2002 votos.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

* Defender a implantação do Pronto-Socorro Pediátrico.

* Lutar pela ampliação do atendimento nos bairros através das equipes do PSF- Programa de Saúde da Família.

* Propor a criação de políticas de atendimento nos bairros através de grupos de assistência social.

* Apoiar as ações definidas pelo Conselho Municipal do Idoso.

* Propor projeto de lazer para todos (adaptados para pessoas com deficiência).

* Propor políticas de combate às drogas e prostituição infantil.

* Sugerir ações que possibilitem aos jovens o acesso ao emprego.

* Propor programas de estímulo aos atletas do futuro.

* Sugerir a capacitação de agentes de esportes nas vilas e bairros.

* Propor aperfeiçoamento nas ações sanitárias da cidade.

* Propor a criação do Departamento de Bem-Estar Animal junto à Secretaria de Saúde.

* Controle de natalidade de animais abandonados.