Ana Affonso considera o Prêmio Paulo Freire uma forma de esperança em relação à educação e de resistência aos retrocessos políticos

Ana Affonso considera o Prêmio Paulo Freire uma forma de esperança em relação à educação e de resistência aos retrocessos políticos

A Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo lançou, na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto,  o Prêmio Paulo Freire – Mestre Cidadão de 2017. O prêmio, de autoria da vereadora Ana Affonso (PT), tem como objetivo reconhecer as boas iniciativas produzidas na área da educação, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos com as turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Ana Affonso, que é líder do Governo Vanazzi, considera a reedição do prêmio uma forma de esperança em relação à educação e também de resistência aos retrocessos políticos. A retomada do prêmio, nesta realidade adversa que vivemos, que nos reprime e oprime, é uma forma de resistir ao golpe à democracia e à escola sem partido.

O  professor Danilo Streck, convidado para ser o palestrante no lançamento do prêmio, falou sobre a importância e o legado de Paulo Freire para a educação popular e cidadã, a partir de uma visão humanitária. “Temos que saber qual o nosso lugar no cosmos, como nos disse Paulo Freire, e a  humanização é o tema central da educação.

Danilo Streck também falou da rigorosidade e da  curiosidade epistemológica, citada por Paulo Freire e que pode ser confrontada com uma  herança colonial. “É a cultura que silencia, a cultura do desrespeito para com o outro, para com a coisa pública e para com a natureza. Neste contexto, nós temos em Paulo Freire elementos para compreender o patriarcado, a discriminação racial, a exploração capitalista, o desemprego”, analisou Streck.

A mesa foi composta pelo secretário municipal de Educação Oneide Bobsin, a conselheira municipal de Educação, Angela Isabel Beroth Dillenburg, o diretor do Simpro, Otávio Afonso Orneck, o diretor do Ceprol, Jader Cardoso Santini e o representante do 14 núcleo do CPERS, da rede estadual de ensino, Luiz Henrique Becker.

Como participar

As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, no período de 18 de agosto a 1 de setembro de 2017. O trabalho deverá versar sobre  uma experiência concreta, concluída no ano da inscrição ou  no segundo semestre do ano anterior, contendo os seguintes aspectos: justificativa, fundamentação teórica, objetivos, contextualização da experiência, desenvolvimento das ações, avaliação dos resultados. A comissão julgadora avaliará os trabalhos no período de 4 de setembro a 10 de outubro.

No dia 18 de outubro a Câmara de Vereadores promoverá uma Sessão Solene pelo dia do Professor e Entrega do Prêmio Paulo Freire.

Os primeiros colocados de cada modalidade  receberão o Troféu Paulo Freire – Mestre Cidadão, mil reais e diploma de participação. As instituições  que tiverem educadores com trabalhos premiados  e as empresas  parceiras  do Prêmio receberão o selo Paulo Freire  - Mestre Cidadão.