Emoção e tradição marca a sessão especial em homenagem ao Grupo Rodeio

Emoção e tradição marca a sessão especial em homenagem ao Grupo Rodeio

Gaita, violão, declamação, música e muita emoção, essa foi a marca de sessão especial em homenagem ao Grupo Rodeio que reuniu fás, amigos, familiares e músicos no plenário da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira. A proposta do vereador Ary Moura prestava uma homenagem ao título obtido no Rio de Janeiro, como o melhor grupo Regional da 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira e também pelos 35 anos de estrada do Grupo Rodeio.
Na sua fala, o pedetista destacou alguns pontos da trajetória de Régis Marques, ao lado do filho Guilherme e dos músicos Vagner Müller, Claurinei Klein, Valter Thiesen e Eduardo Mendes. ‘‘É um orgulho muito grande para nós. Tenho a certeza que ser O MELHOR GRUPO REGIONAL DO BRASIL, título conquistado no dia 19 de julho no Rio de Janeiro, fará com que eles não só continuem Trilhando o Rio Grande, mas o Brasil e o Mundo’’, destaca.
Bastante emocionado Ary Moura destaca a necessidade de uma valorização maior da cultura local. ‘‘Temos dito algumas vezes que pecamos em relação à valorização dos grupos locais, é hora de repensarmos essa situação. Este prêmio do Grupo Rodeio está quebrando um tabu e abrindo portas que muitas vezes são fechadas por nós mesmo. Um exemplo são as grandes festas do Rio Grande do Sul, onde o destaque maior fica para os grupos Nacionais, muitas vezes os regionais e locais só aparecem quando sobem ao palco, isso quando sobem. Daí vem uma outra situação o valor do cachê é quase insignificante se comparado aos chamados grupos e nomes Nacionais’’, enfatiza.
O vereador fez questão de ressaltar também a importância da família na trajetória do Grupo Rodeio. ‘‘Só temos que agradecer a família Marques, o Regis e seu filho Guilherme que integram o grupo e também aqueles que estão na retaguarda, à esposa Giovana e as filhas Carolina, Priscila e Camila Marques’’, reforça.
Líder da bancada do PDT na Câmara, a vereadora Iara Cardoso enfatizou o orgulho de ser gaúcho e a importância do Grupo Rodeio para o Estado e em especial para São Leopoldo. ‘‘O Grupo Rodeio com certeza tem sido inspiração para muitos músicos do município e do Estado. A conquista deles deverá impulsionar ainda mais a cultura gaúcha’’, prevê.
Fundador do grupo, Régis Marques que ao final brindou a plateia ao abrir a garganta para cantar o Hino Riograndense agradeceu a homenagem e a presença de todos no evento. Ele lembrou dos diversos momentos e das dificuldades para chegar a esse momento.
Participaram da sessão ainda os vereadores Júlio Galperim (PSD), Brasil Oliveira (PSB), além dos dois integrantes da bancada do PT, Ana Affonso e Dudu Moraes. Todos destacaram a iniciativa de Ary Moura em favor da cultura regional e saudaram a conquista do Grupo Rodeio.

Ver Galeria de Fotos Relacionada