Após retirada de duas assinaturas Marcelo Buz conquista mais uma adesão para instalação da CPI da Zona Azul

Após retirada de duas assinaturas Marcelo Buz conquista mais uma adesão para instalação da CPI da Zona Azul

O vereador Marcelo Buz propôs a instalação da primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deste ano, protocolada na Câmara Municipal na tarde da quarta-feira (26/04), com a finalidade de investigar o possível descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa Rek Parking, referente ao estacionamento rotativo da Zona Azul no município referente ao contrato 392/2013. Ele também questiona na solicitação o destino do valor repassado para o município de São Leopoldo e a efetividade da transparência do sistema de prestação de contas do valor arrecadado pela empresa.  Seguindo os ritos do legislativo, o documento foi protocolado via sistema da Câmara Municipal com a exigência mínima de pelos menos 5 assinaturas (para dar abertura a Comissão Especial de Inquérito (CEI), no entanto, o parlamentar conseguiu uma assinatura a mais, com seis assinaturas dos vereadores, Buz e Arthur Schmidt (PMDB); vereadores da bancada do PSB, Edite Lisboa, Brasil Oliveira e Adão Rambor; e o parlamentar Davi Pederssetti (PP) dando entrada no mês de abril ao requerimento de instauração da CPI da Zona Azul.

Prazo para instalação da CPI e morosidade no processo

O prazo da instalação da CPI a contar da data do requerimento protocolado, era de sete dias, mas o prazo de resposta se estendeu por mais de 40 dias, no aguardo do parecer da presidente da Câmara, vereadora Edite Lisboa e do jurídico Jefferson Soares. De acordo com o parlamentar a demora da resposta extrapolou o que diz no Regimento Interno do Legislativo e a Lei Orgânica do município.

Retiradas de assinaturas

Por inúmeras vezes o vereador solicitou em sessão plenária, mais agilidade na abertura da criação da Comissão, e reposta dos respectivos, mas não obteve retorno. Em sessão ordinária na quinta-feira (01), o peemedebista insistiu mais uma vez com a presidente da Câmara, que desse o parecer, sendo que já possuía as assinaturas que davam legitimidade a abertura da CPI. E o jurídico da Casa naquela noite, deu parecer desfavorável. Além do parecer desfavorável do jurídico e a justificativa com poucos argumentos, o que chamou atenção foram as retiradas das assinaturas dos vereadores do PSB Edite Lisboa e Adão Rambor, na manhã da quarta-feira (07), no documento que cria a CPI da Zona Azul e adesão de ambos em outra CPI proposta pela vereadora Iara Cardoso.

Nova adesão a CPI da Zona Azul

Com a retirada de duas assinaturas, o requerimento contou com as 4 assinaturas iniciais, sendo necessário mais uma adesão para dar entrada a criação da CPI. Para que o requerimento continuasse com a quantidade mínima para a criação da CEI, no mesmo dia, o vereador Marcelo Buz conseguiu mais uma assinatura, a do vereador Fabiano Haubert, que aderiu ao requerimento totalizando 5 assinaturas e oficializando mais uma vez o pedido de instauração do parlamentar. Na sessão ordinária da quinta-feira (08), o vereador anunciou mais uma vez a legitimidade de sua CPI seguindo o que preceitua o Regimento Interno da Casa. Reforçou as assinaturas dos parlamentares: Buz; Arthur Schmidt; Brasil Oliveira; David Pederssetti e Fabiano Haubert.

Antes de ser eleito já questionava os valores cobrados pela Zona Azul

Desde que concorreu nas eleições de 2012, o parlamentar questiona o destino do dinheiro sobre o serviço de estacionamento rotativo da Zona Azul, prestado pela empresa Rek Parking. Na tribuna, o vereador disse que não acredita na transparência do sistema da Zona Azul, e que existem leis na cidade que versam sobre a transparência da administração pública. “E, é por isso que compete a nossa Casa, investigar este contrato feito pela Prefeitura de São Leopoldo junto à empresa Rek Parking. Vamos investigar as provas contratuais, vamos investigar o destino do dinheiro e transparência deste sistema”, salientou Buz.

 Vídeo produzido em sua Rede Social:

 

Ver Galeria de Fotos Relacionada