Violência contra a mulher é debatida

Violência contra a mulher é debatida

A vinda da delegacia especializada no atendimento da mulher, a implantação da justiça restaurativa, o trabalho da Patrulha Maria da Penha, as novas políticas publicas e apresentação de um aplicativo para agilizar chamadas contra violência foram os assuntos discutidos durante a Audiência Pública Avanços e Desafios no Combate. Realizada na noite da quarta-feira, 15, no plenário da Câmara, o evento foi proposto pelo vereador David Santos em parceria com a vereadora e presidente  da casa  Edite Lisboa, Cigana.

Participaram da sessão, debatedores que apontaram números da violência que a cada dia aumenta mais. “Quando somos um país que apresenta o índice em que a cada 7 minutos, uma mulher sofre de violência doméstica, acreditamos na necessidade de debater esses temas com profissionais que lutam diariamente para mudar esse paradigma”, destacou.

Painelistas como a Dra. Michele Scherer Becker Juíza da Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher, Dr.Rosalino Seara delegado da 3ª DRM  Divisão Regional Metropolitana de São Leopoldo, Capitã Bibiana Beck Menezes, Chefe das Sessões Administrativas do Batalhão da Brigada Militar e gestora da Patrulha Maria da Penha, Joceli Troian, Secretaria Municipal da Política para as Mulheres e Lisiane Bayer Deputada Estadual PSB e 1ª Vice-Presidente Assembleia Legislativa, participaram da apresentação.

 Índices

São Leopoldo atualmente é o 7º município no Estado no ranking do feminicídio (assassinato de mulheres). De 2012 a 2015 foram constatados 20 casos de violência e segundo informações ocorrem de 20 a 25 atendimentos mensais na cidade, a maioria reincidente.  “Vamos lutar para mudar esses índices e é preciso tratar a questão da violência contra a mulher com muita consciência”, ressalta.