Vereadores aprovam projeto que autoriza repasses financeiros, atrasados desde novembro, para entidades sociais

Vereadores aprovam projeto que autoriza repasses financeiros, atrasados desde novembro, para entidades sociais

Os vereadores de São Leopoldo aprovaram, na sessão desta quinta-feira (16/2) à noite, o projeto de lei 001/17, enviado em regime de urgência pelo Executivo à Câmara Municipal. O secretário municipal  de Desenvolvimento Social, Rodrigo Castilhos, utilizou a tribuna para explicar os motivos do pedido de urgência e também para prestar esclarecimentos aos vereadores em relação à grave situação das entidades que prestam serviços ao município e cujos repasses financeiros estão atrasados desde novembro de 2016. O projeto foi provado por dez votos, tendo apenas dois vereadores, ambos do PMDB, contrários à iniciativa.

Rodrigo Castilhos fez um apelo para que os vereadores aprovassem o projeto e que as diferenças políticas fossem deixadas de lado, de forma a não interferir na decisão dos mesmos. “Trata-se de uma regulamentação muito importante e que já deveria ter sido feita há muitos anos. É uma situação burocrática que impede o acesso dos recursos federais para a assistência social do município. Esse projeto não autoriza, de forma alguma, a utilização destes recursos  para fins diversos, pois são recursos vinculados e não podem ser utilizados para caixa único ou quaisquer outros objetivos”, argumentou o secretário.

Castilhos esclareceu que o atrasado destes recursos tem um impacto extremamente negativo e atinge diretamente pelo menos 90 crianças, em situação de acolhimento. “As instituições conveniadas não recebem desde novembro do ano passado. Falta alimentação, os trabalhadores não têm salários e não podem se deslocar. Aprovar esta regulamentação significa proteger estas crianças”, avaliou. Rodrigo Castilhos afirmou que as instituições Casa Aberta, Abra Amor, Isaura Maia são fundamentais no atendimento às crianças e aos adolescentes que foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar, por serem vítimas de violação de direitos e por se encontrarem com medidas protetivas.

O secretário de Desenvolvimento Social lembrou ainda que o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social são responsáveis efetivamente pela discussão sobre a utilização destes recursos, cabendo à Secretaria Municipal da Fazenda apenas operacionalizá-los.