Iara Cardoso participa das visitas as Estações de Tratamento de Esgoto

Iara Cardoso participa das visitas as Estações de Tratamento de Esgoto

A vereadora Iara Cardoso, líder da Bancada do PDT na Câmara de Vereadores se diz perplexa com a atual situação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dos bairros Feitoria e Vicentina. Ela acompanhou na tarde de quarta-feira a visita técnica aos dois locais, onde constatou a precariedade e o desperdício do dinheiro público. A vereadora que fez questão de verificar em loco as denúncias lamenta a falta de manutenção nos dois locais, que com isso está impedindo o município de devolver a água em melhores qualidades para o Rio dos Sinos.

ETE Feitoria
Em 2007, o Semae iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da Feitoria (ETE Feitoria), inaugurada em 5 de fevereiro de 2010. A obra aumentaria para mais de 50% o volume de esgoto sanitário tratado em São Leopoldo. A estrutura está localizada na área do município com maior concentração urbana e recebeu um investimento total de R$ 10 milhões. A nova ETE contou, à época, com financiamento do Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Houve também uma contrapartida do Semae. Instalada numa área de 10 hectares na Feitoria, a ETE trataria do esgoto sanitária de uma população aproximada de 40 mil pessoas, apenas na primeira etapa.

ETE Vicentina
A ampliação da ETE Vicentina iniciou em 2012 com investimento previsto de R$ 8.641.555,68, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) provenientes do Orçamento Geral da União e do Ministério das Cidades. A ampliação e qualificação da ETE Vicentina compreendem os digestores anaeróbicos, tratamento biológico para redução de nutrientes e canalizações de interligação. O sistema deveria aumentar a eficiência do tratamento com redução de carga orgânica superior a 95%. A meta era reduzir o nitrogênio para um índice menor que 10 mg/L e fósforo menos que 1 mg/L conforme exige a legislação.