Câmara cria comissão para iniciar discussão para a compra de prédio

Câmara cria comissão para iniciar discussão para a compra de prédio

Ao finalizar a audiência pública na noite de segunda, proposta para debater sobre a atual condição do “Castelinho”, conjunto de prédios sede do Poder Legislativo, a presidente da Câmara, vereadora Iara Cardoso (PDT), sugeriu a criação de uma comissão para dar início as tratativas para aquisição do imóvel.

Na audiência que reuniu vereadores, historiadores,  a  comunidade, além da direção do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (IAPS), proprietário do imóvel,  todos os depoimentos foram favoráveis à compra do conjunto de prédio pela Câmara de Vereadores.  De acordo com a presidente do Legislativo, somados os gastos com o aluguel, valor próximo a 29 mil reais mensais, ao longo deste mandato já poderia ter sido efetivada a compra. ‘’É um prédio histórico, tombado, é um  patrimônio cultural e referência para a comunidade como Câmara de Vereadores.  Se o legislativo sair daqui, temo pelo futuro do prédio’’, afirmou.

A comissão, formada por representantes da Câmara de Vereadores, IAPS, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Conselho de Desenvolvimento da Comunidade (CDC), será oficialmente formada após decreto da presidente do legislativo.

O diretor do IAPS, Carlos Alberto Azeredo, falou da necessidade urgente de uma reforma, porém não haveria recursos para realizar. Segundo ele um laudo técnico foi elaborado apontando as principais necessidades e que em cerca de um mês será apresentado um projeto básico para manutenção e conservação do prédio. Defensor da venda para a Câmara, Azeredo afirmou: ‘’Se for para vender que seja para a Câmara, assim não sairá do patrimônio público’’.