Lei dá à Câmara competência para tombamento histórico

Lei dá à Câmara competência para tombamento histórico

A presidente da Câmara Municipal,  vereadora Iara Cardoso (PDT) sancionou e promulgou a lei que dá, também, ao legislativo, a competência para declarar o tombamento histórico e cultural o patrimônio material e imaterial do Município. A partir da sanção a Câmara passa a ter poder de proteger bens e incluí-los no inventário de valor histórico de acordo com a legislação.  Com a lei, o prédio do Lar de Idosos São Francisco, junto ao Hospital Centenário, passa a ser um dos principais beneficiados.  Conforme a presidente Iara Cardoso o projeto de lei, encaminhado ao executivo não foi acolhido e, retornando ao legislativo cabe à presidência sancionar e promulgar a lei.

Em relação ao Lar São Francisco, Iara Cardoso declarou:  ‘‘nos sentimos honrados em dar essa contribuição como legisladores a essa ação tão importante que é cuidar e zelar por essas pessoas que tanto precisam deste lar”.

 Para a presidente da Associação de Voluntários do Lar São Francisco, AVOLSFA,  Maria Rita Toralles Almeida, o projeto de lei é um avanço na luta pela preservação do prédio que abriga o lar. ‘’É com alegria que nós da associação recebemos essa notícia e  avançamos com esse projeto de lei  na nossa caminha que consideramos nobre, que é essa instituição de longa permanência que hoje abriga 36 idosos frágeis, sem condições de ter a defesa e um olhar sensível por eles. É um dia de muita alegria para a associação’’.