Combate ao Ódio e Intolerância será forte em São Leopoldo

Combate ao Ódio e Intolerância será forte em São Leopoldo

Combate ao Ódio e Intolerância será forte em São Leopoldo                     Fotos: Rodrigo Guimarães 

 

A Frente Parlamentar de Combate ao Ódio e Intolerância, de autoria do vereador Nestor Schwertner, reuniu representantes de diversas causas em um debate de conteúdo muito expressivo . Nestor adotou uma metodologia diferente para este momento, onde ele sentou em frente ao plenário e escutou cada presente, que se apresentava e contava um pouco de sua história. "Em toda minha trajetória política na Câmara, foi a primeira vez que vi as pessoas estarem tão atentas a cada palavra, cada declaração. Esse momento foi um dos mais bonitos já vivenciados no Legislativo", avaliou o vereador.  

Para a drag Aurora, o momento foi de compartilhar anseios. "Por que não somos iguais? A palavra básica para conviver é respeito e não compreendo porque esse ódio com o diferente", disse Aurora, de apenas 17 anos.
O debate tratou a respeito das questões LGBT, intolerância religiosa, abuso de autoridade das polícias, machismo, pessoas sem moradia, educação, negros, pessoas com deficiência, entre outros temas. "Vivemos numa época que as pessoas parecem querer regredir. Parece que as pessoas ficam orgulhosas em humilhar e constranger", relata Rita Portella.
A partir deste primeiro encontro, que serviu para que a Frente Parlamentar e cidadãos trocassem conhecimentos, um Comitê Popular traçará ações pontuais para cada pauta, como exemplo um documentário apresentando as dificuldades vividas pelos LGBT´s, na questão do preconceito. "Precisamos sair do debate interno e identificar e chegar até o ponto crítico de cada uma dessas pautas. Ações pontuais e sensíveis podem ser uma grande ajuda para banir o ódio e intolerância da nossa cidade", explica Nestor Schwertner. "Só quem é considerado minoria sabe o que é ser julgado na escola, trabalho e nas ruas. Não podemos nos acostumar com isso. Precisamos lutar por uma sociedade mais justa. Se estivermos em nossas casas, sozinhos, sempre seremos minoria, mas se estivermos juntos como hoje nesse encontro da Frente Parlamentar deixaremos de ser minoria", diz o publicitário Douglas Fermino.
O próximo encontro da Frente Parlamentar e do Comitê Popular de Combate ao Ódio e Intolerância está marcado para a sexta-feira, 12 de agosto, na Câmara de Vereadores, a partir das 18h30. 
Na página no Facebook do vereador Nestor Schwertner há um vídeo do lançamento da Frente. Nos próximos dias será lançada a página no Facebook oficial da Frente de Combate ao Ódio e Intolerância.