Aprovado projeto do vereador Giacomini que cria a Farmácia Solidária

Aprovado projeto do vereador Giacomini que cria a Farmácia Solidária

    

        O projeto criando o Programa Farmácia Solidária, de autoria do vereador Claudio Giacomini, foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, hoje (16/06), na Câmara de Vereadores. De acordo com Giacomini, o projeto tem por objetivo favorecer a população de baixa renda, através da organização e distribuição gratuita de remédios provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade.

       “O Programa Farmácia Solidária tem a finalidade de estimular o espírito de generosidade entre as pessoas, por meio da entrega de medicamentos doados para posterior distribuição”, explica o vereador. “Sabemos que o desperdício é uma das marcas da sociedade moderna. A população não possui o hábito de redistribuir sobras de medicamentos, podendo levar ao vencimento e à inutilidade dos medicamentos. A finalidade deste projeto é retirar das casas medicamentos que não estão sendo mais utilizados. Aqueles que não puderem ser aproveitados serão incinerados e, aqueles que estiverem em perfeitas condições, serão cadastrados e colocados nesta farmácia que ficarão nas próprias instalações da Secretaria Municipal de Saúde para que a comunidade possa usufruir deste medicamento dentro do prazo de validade”, completa.

        A Farmácia Solidária será organizada e gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que tomará medidas administrativas e técnicas necessárias ao desenvolvimento do programa. É prevista a arrecadação junto à população leopoldense de medicamentos armazenados em domicílio e que não são mais necessários ao tratamento de saúde e que estejam dentro do prazo de validade estabelecido pelo laboratório farmacêutico responsável pela sua fabricação.

       A Secretaria Municipal de Saúde, no decorrer do desenvolvimento do Programa, instituirá mecanismos de gerência e comunicação entre os postos municipais de saúde, de modo a aperfeiçoar a estocagem e distribuição dos medicamentos entre as diversas unidades da rede, visando o pleno atendimento da demanda. O atendimento será feito mediante a apresentação de receituário do Sistema Único de Saúde (SUS).