Legislativo leopoldense comemora 170 anos

Legislativo leopoldense comemora 170 anos

Os 170 anos da Câmara Municipal de Vereadores foram comemorados em sessão solene especial na noite de segunda-feira, 13.6,   conduzida pela presidente do legislativo, vereadora Iara Cardoso (PDT). Autoridades políticas, militares e da sociedade civil e comunidade acompanharam homenagens e discursos emocionados e emocionantes no plenário da casa que abriga o legislativo  desde 1997. A importância do legislativo para a construção da história política e democrática de São Leopoldo foi ressaltada por todos os 13 vereadores em suas falas, assim como o relato da prefeita em exercício, a procuradora geral do Município, Angela Molim, que relacionou a criação da Câmara Municipal às conquistas para o desenvolvimento da cidade.  

A presidente Iara Cardoso, proponente da sessão, lembrou dos fatos vivenciados ao longo destes 170 anos. ‘’Não foi pouco o  que o legislativo presenciou. O tempo passou, passou pela era de Getúlio, golpe militar e, entre tantas agruras chegamos a 2016 , aos  170 anos. Como vereadora participo desta história  com muita honra,  pelo terceiro mandato. Em 2002, um dos momentos mais difíceis, mas que nos engrandeceu, presidi esta casa. Naquele episódio, das fitas, diziam que político não prestava, que não havia ética e mostramos o contrário, mostramos que havia sim e demos este recado para o resto do Brasil. Resgatamos a integridade do legislativo e a mantemos até  hoje’’. Iara Cardoso destacou também a missão de legislar pela cidade.’’  São tantas contribuições deste poder que temos que nos sentir honrados em estar aqui, de representar em cada um nós o anseio desta comunidade, o anseio de pessoas que se expressam através dos vereadores e esperam que saibamos representá-las com ética e paixão por elas e pela cidade’’, declarou.  

Homenagens especiais

Os vereadores que presidiram a Câmara nesta legislatura foram homenageados na noite dos 170 anos. Luiz Andrade (PSB),  Brasil Oliveira (PSB), Aurélio Schmidt (PTB) e Iara Cardoso (PDT) receberam troféus pelo trabalho realizado. Também foram agraciados com troféus os funcionários Alvarino Milanez, Everton Almeida Del Rio, Janete Selistre e Maria Roseana de Moraes.

 

Galeria

Um dos momentos marcantes da noite de homenagens foi a inauguração da Galeria das Vereadoras, um espaço criado para lembrar da participação da mulher no legislativo leopoldense. ‘’Em 170 anos tivemos apenas seis vereadoras. Esta homenagem é também um incentivo para despertar em outras mulheres a vontade de, através da política, trabalharem pela cidade’’, afirmou  a presidente da Câmara.

A participação feminina no legislativo leopoldense iniciou na década de 1940, com Maria Emília de Paula, primeira vereadora da cidade e a primeira mulher a assumir uma prefeitura no Rio Grande do Sul.  Passados mais de 50 anos  São Leopoldo voltou a ter no poder legislativo a representação feminina retomada por Iara Cardoso, hoje em seu terceiro mandato e presidindo a  Câmara Municipal pela segunda vez.  Completam a galeria as vereadoras Ana Affonso, Maria Dolores Pessoa, Maria Inês Becker e Edite Lisboa ‘’Cigana’’.

Placa dos 170 anos

Uma placa alusiva aos 170 anos da Câmara Municipal de São Leopoldo foi descerrada pelos vereadores ao final da solenidade. A placa, foi afixada no plenário do legislativo.