Prof. João Carlos Alves Rodrigues é o mais novo Cidadão Leopoldense

Prof. João Carlos Alves Rodrigues é o mais novo Cidadão Leopoldense

Com uma história de vida dedicada à educação de São Leopoldo, o professor João Carlos Alves Rodrigues recebeu, na noite de sexta-feira, 24, o título de Cidadão Leopoldense, em sessão solene, na Câmara de Vereadores. O reconhecimento veio pelo vereador Nestor Schwertner e pelos demais integrantes da Bancada do PT. João Carlos também foi vereador do PT, no período de 1997 a 2000 e Secretário Municipal de Educação, de 1983 a 1985.

Natural de Triunfo, mas residindo em São Leopoldo desde 1962, ele  trabalhou na construção de um legado importante para a educação do município. Foi um dos fundadores do 14º Núcleo do CPERS em São Leopoldo, onde foi diretor no período de 1979 a 1982. Também teve participação importante na criação do Sindicato dos Professores Municipais de São Leopoldo – Ceprol Sindicato. Como vereador foi responsável por conquistas importantes, como o  2º grau na Escola Caic  Madezzatti e na Escola Hayde Rostirolla.

Durante a noite de homenagens, que contou com a presença do vereador Gilmar Pinto (PDT), do diretor do Colégio São Luis, João Periz Neto; de secretários municipais, familiares, ex- alunos e amigos, o vereador Nestor destacou a importância do reconhecimento a quem dedicou uma grande parte de sua vida em defesa da educação em nosso município. “O João Carlos é uma referência na luta política pela educação. Por isso, hoje é uma noite de muita alegria onde a cidade reconhece a história extraordinária dele pela educação, pelo meio ambiente, pelas crianças, pela cultura e por um país com mais justiça social”, disse Nestor.

 Emocionado, João Carlos agradeceu a homenagem e disse que ficou muito feliz pelo reconhecimento e carinho de todos. “Estou contente com tantas manifestações. Não sabia que era tanto e nem sei com quem aprendi. As pessoas que aqui falaram com certeza foram meus professores”, disse o homenageado, que relembrou Darcy Ribeiro para destacar a sua luta pela educação.

A homenagem da família, ex-alunos e amigos

Numa noite de homenagens e emoções não faltaram o carinho e o respeito de ex-alunos, colegas professores, familiares e amigos. A filha Maria Alice Rodrigues falou em nome da família; o professor Paulo Prestes representou o magistério e o movimento sindical, o amigo Geraldo Lopes da Silva e a amiga Adriana Freitas Moreira representaram a comunidade leopoldense.  A violinista Rafaela Moraes prestou sua homenagem a João Carlos com uma apresentação musical.

  

 

Texto: Susana Tomaz – Mtb 8600

Fotos: Lucas Kominkiewicz