Sessão Solene marca os 120 anos do Colégio São Luís

Sessão Solene marca os 120 anos do Colégio São Luís

Professores, alunos, pais de alunos e ex-professores do Colégio São Luís lotaram o plenário da câmara de vereadores para prestigiar a Sessão Solene em homenagem aos 120 anos de atividades da entidade, na segunda-feira, dia 20.

A sessão foi proposta pelo vereador Fabiano Haubert, da Bancada do PDT, que foi aluno da escola.

A noite contou com diversas atrações culturais desenvolvidas por alunos e professores do Colégio São Luís.  Alunos e alunas dos quintos anos, juntamente com a professora de música Luana, cantaram o hino da escola, que teve o acompanhamento da plateia. A escritora Carolina Michel, mãe de aluna e de ex-aluno prestou uma linda homenagem, através de um poema feito especialmente para o colégio. O aluno do Ensino Médio, Richard Mickael Schuh da Rosa, encantou o público ao tocar com seu violino a música Aquarela do Brasil. As alunas do grupo de dança do Cololégio São Luís, coordenado pela professora Fernanda Manfron, realizaram uma bela apresentação em homenagem a escola.

“Tenho muita gratidão e alegria em ser o proponente dessa sessão, junto com a Bancada do PDT, em homenagem aos 120 anos do Colégio São Luís. Fui aluno dessa escola no Ensino Médio e trago comigo muitas boas lembranças de aprendizado e amigos para a vida”, comemora Fabiano.

“Nossa singela homenagem e agradecimento a todos, desde os Irmãos Maristas, aos religiosos Pavonianos e a administração do colégio. Pelos professores e professoras, que com dedicação, trabalho e responsabilidade social, realizam até os dias de hoje um importante papel na educação e na construção de nossa cidade. Estendo a saudação aos alunos, familiares e colaboradores”, parabeniza o vereador Fabiano.

“Vida longa ao Colégio São Luís. Parabéns pelos 120 anos de história e reconhecimento desta casa legislativa pela sua importância na história de São Leopoldo”, finaliza o vereador Fabiano Haubert.

Estiveram presente na Sessão Solene: o diretor do Colégio São Luís, João Periz Neto; Lúcia Murussi, representando a SENDI (Sociedade Educacional Padre Norberto Didone) Mantenedora do Colégio São Luís; a professora do Ensino Fundamental II: a senhora Marinez Bones de Oliveira; presidente da APM: o senhor André Luís da Silva; presidente do Grêmio Estudantil, o aluno João Lucas da Silva; a professora responsável pelos projetos sociais do Colégio São Luís: a senhora Nilsa John Schoenell; a ex-professora do Colégio São Luís, Isabel Lampert; a coordenadora da Educação Infantil: professora Beti Bins de Menezes; Renata de Mattos, secretária adjunta da educação, representando o prefeito municipal e o secretário municipal de educação; Juliano Maciel, secretário da SEDETEC; a vereadora Iara Cardoso; vereador Nestor Schwertner e Ricardo Carvalho representando o comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizada.

Ao final do evento vários professores foram agraciados com buquês de flores entregues pelo proponente da Sessão Solene, o vereador Fabiano Haubert.

 

 

Colégio São Luís – 120 anos - O Colégio São Luís foi fundado em 1902 pelos Irmãos Maristas com a finalidade de atender o ensino primário, sendo um anexo ao Ginásio Nacional dos Padres Jesuítas. No ano de 1937 foi oficializado o Ensino Comercial e em 1941 criou o Curso Ginasial, que durante três anos, ficou oficialmente anexo ao Ginásio São José. Em 1947 o Ginásio São Luís passou a ser independente.

 A história do “São Luís” começou no início da rua Bento Gonçalves. Com o tempo e tomando autonomia mudou-se para mesma rua no número 508 (hoje Cruz Vermelha). O espaço ficou pequeno devido ao crescente número de matrículas e novamente houve a mudança de endereço, meados de 1964, para uma área maior no número 1.375 da mesma rua, permanecendo até hoje.

 No ano de 1970, os Irmãos Maristas deixaram São Leopoldo e os Religiosos Pavonianos assumiram o Colégio tendo como finalidade principal o atendimento aos alunos da população carente da cidade.

 No dia primeiro de janeiro de 2004, o Colégio São Luís passa a ser administrado por um grupo de professores e funcionários que fundaram a Sociedade Educacional Padre Norberto Didoni – SENDI, sem fins lucrativos, com o objetivo de levar adiante a proposta desenvolvida anteriormente, pelos religiosos Pavonianos.

 O Colégio dispõe de um espaço físico amplo, com muita área verde, ginásio coberto, piscinas térmicas, auditório com capacidade para até 350 pessoas e salas iluminadas e arejadas e climatizadas.

Foto: Miguel Thurler