Vereadora Iara Cardoso quer a criação do “Programa Farmácia Solidária”

Vereadora Iara Cardoso quer a criação do “Programa Farmácia Solidária”

Muitas pessoas possuem medicamentos em casa que acabam perdendo o prazo de validade, uma vez que conseguem a cura em período de tempo menor do que o previsto, não fazendo uso de todo o medicamento.

Esses medicamentos não usados ou com prazo de validade vencido muitas vezes acabam sendo descartados de forma inadequada no esgoto ou lixo domestico.

Para sanar estes casos e ajudar as pessoas mais carentes da nossa cidade a Vereadora Iara Cardoso da Bancada do PDT, está apresentando o projeto que cria o “Programa Farmácia Solidária”.

“O projeto tem um relevante interesse social e coletivo na implantação de um programa que estimule a doação das sobras de medicamentos, forme uma consciência de responsabilidade social, propicie um descarte adequado aos medicamentos sem condições de uso e, em última análise, contribua para que pessoas que não tenham condições de aquisição de medicamentos possam dar continuidade ao tratamento” salienta a vereadora Iara Cardoso.

A captação e distribuição dos medicamentos poderão ocorrer em sistema de parceria entre os governos municipal, estadual e sociedade civil.

Os medicamentos recebidos em doação deverão passar por rigorosa triagem orientada e acompanhada por profissional farmacêutico. Já os que estiverem fora do prazo de validade ou sem condições de uso deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fins de adequado descarte.

“Para serem beneficiados com a aquisição de medicamentos, os moradores do nosso município deverão apresentar o receituário médico emitido no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, comprovação de residência, além comprovar renda mensal per capita de até 3 salários mínimos” finaliza Iara Cardoso.