Sessão marca os 40 anos da primeira campanha de vacinação contra a poliomielite do Rotary

Sessão marca os 40 anos da primeira campanha de vacinação contra a poliomielite do Rotary

A sessão para lembrar os 40 anos da primeira campanha de vacinação contra a poliomielite do Rotary, ocorrida na noite de sexta-feira (29) serviu para o vereador Juliano Maciel (PDT) proponente da solenidade, anunciar o encaminhamento de um projeto de lei. A proposta que já tramita na Câmara de Vereadores é de tornar o dia 24 de outubro, como dia municipal de combate a poliomielite.
Ao fazer uso da tribuna o governador do Distrito 4670, Osvaldo Petersen Filho, que compôs a mesa oficial juntamente com sua esposa Alda Maria Portugal Petersen, saudou a iniciativa do vereador em propor a homenagem. ‘‘É importante que o poder público seja parceiro de quem faz o trabalho na comunidade. A campanha da pólio é a mais importante e mais abrangente da humanidade’’, declara.
Segundo o governador o trabalho voluntário impediu que muitas pessoas sofressem com as sequelas da poliomielite. ‘‘A população não enxerga mais a doença, isso é um verdade, mas a bem pouco tempo atrás, mais de 350 mil caso eram registrados por ano no mundo. Agora não podemos deixar a peteca cair, vamos seguir nessas ajudas’’, enfatiza.
A tradição dos clubes de serviços de São Leopoldo foi destaque na fala de Osvaldo Petersen Filho. ‘‘Temos a tradição de mais de 60 anos no município, mais antigo que Porto Alegre. Os clubes têm de estar sempre atualizados e em atividades, o nosso papel como governador é incentivá-los. Temos muito o que fazer por São Leopoldo e o desafio é poder fazer mais. Essa é a nossa motivação’’, diz.
O vereador Juliano Maciel, destacou que a sessão serve não só para lembrar uma data especial, mas os resultados extraordinários que marcam esses 40 anos. ‘‘A comunidade de São Leopoldo é grata pelo tempo dedicado a essa e outras tantas causas. Os rotarys cumprem um papel fundamental ao preencher lacunas deixadas pelo poder público’’, destaca.
O legislador fez questão de destacar o projeto de lei de sua autoria que torna o dia 24 de outubro, como data municipal de combate a poliomielite. ‘‘A ideia é que a partir do próximo ano possamos coordenar ações para lembrar a importância do combate desta doença. O trabalho tem de continuar sendo vigilante’’, conclui.
Participaram ainda da sessão a governadora assistente Melissa Goulart; o presidente do Rotary Club de São Leopoldo, Mauricio Pereira; o presidente do Rotary Club de São Leopoldo Leste, Jaimi Passos, o presidente do Rotary Club de São Leopoldo Sul, Enio Paganotto Júnior e a presidente do Interact Club de São Leopoldo, Laura Franco Marques.