Sessão especial marca os 30 anos da criação da SEMMAM

Sessão especial marca os 30 anos da criação da SEMMAM

Uma revisão histórica sobre o ambiente natural do município pautou a sessão especial em comemoração aos 30 anos de criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Semmam. A solenidade ocorrida na noite de segunda-feira (18) serviu também para prestar uma homenagem ao ex-prefeito Olimpio Albrecht (PDT) que de forma pioneira instituiu a primeira secretaria do meio ambiente do interior do estado, em 18 de agosto de 1989, sob o comando do geólogo Luciano Marques.
O secretário municipal do meio ambiente Darci Zanini, destacou a iniciativa do vereador Juliano Maciel (PDT) em promover a sessão durante a semana do Rio dos Sinos e durante a Jornada Roesler. ‘‘Aproveitamos para prestar uma justa homenagem ao doutor Olimpio, ele foi o prefeito que criou o Semae e a secretaria de meio ambiente, com o incentivo na época de Henrique Prieto e do Luciano Marques’’, destaca.
Ele aproveitou para fazer uma explanação sobre a situação dos arroios no município que também serão discutidos durante a semana do rio e fez um convite para todos participarem do primeiro Encontro Municipal do Fórum dos Arroios e dos Parques Ambientais de São Leopoldo. O evento ocorre no próximo sábado (23), das 8h30 às 12 horas, no Auditório do Colégio São Luis, no Centro.
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) Iara Cardoso, fez questão de saudar o vereador proponente e o trabalho do secretário Darci Zanini, destacando ainda o legado de Henrique Scharlau. ‘‘Gostaria que toda a população tivesse um contato maior com o rio dos sinos. Na secretaria procuramos trabalhar a consciência ambiental, mesmo que de forma singela na tentativa de lutar pela preservação do meio ambiente’’, declara.
O proponente da sessão, vereador Juliano Maciel reforçou sua satisfação em propor a solenidade, segundo ele não só pela Semmam e o que ela representa, mas em paralelo prestar uma homenagem ao ex-prefeito Olimpio Albrecht. O vereador fez um paralelo da criação com o momento histórico vivido no final dos anos 80 quando a secretaria foi criada. ‘‘No final dessa década, mais precisamente em 1988 foi promulgada a constituição e a Semmam também é fruto disso’’, reflete.
Conforme Juliano Maciel, todas as ações para a criação da secretaria na época foram também capitaneadas pelo movimento ambientalista e a sociedade civil organizada com a capacidade do prefeito em executar. ‘‘Temos que agradecer a todos por isso. O ano de 1989 marca também a primeira eleição pós-ditadura militar. Era um momento de otimismo com a democracia e o povo pode se unir para implementar suas políticas públicas. É importante resgatar isso e mostrar o pioneirismo do município que é referencia para todo o Brasil’’, reforça
Em seu pronunciamento o presidente da Câmara, vereador Ary Moura lembrou da trajetória do ex-prefeito e o seu trabalho voltado as questões do meio ambiente. ‘‘Fico feliz em poder contar um pouco da história desse homem que não tinha horário e muito fez pelo meio ambiente, uma pessoa sensata e honesta e tudo fazia para colaborar com a cidade e com os leopoldenses’’, revela.
Ary Moura lembrou também do episódio com o ex-governador Pedro Simom que desestimulou o combate ao fim dos efluentes in natura nos arroios. ‘‘Na época uma comissão foi até o governador com um trabalho fundamentado mostrando que os efluentes eram largados in natura no Rio dos Sinos. Queríamos que fosse instalada estação de tratamento, mas infelizmente o governador não deu muita atenção e após os técnicos terem apresentados ele olhou e disse. Quantos irão ficar desempregados em São Leopoldo com o fim dos curtumes? Essa não poderia ser a palavra de um mandatário’’, lamentou.
A sessão serviu também para prestar uma homenagem a três funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Semmam, por seus relevantes serviços prestados a comunidade de São Leopoldo. A operária Miguelina Teresinha Rodrigues Coelho, com 19 anos de função é responsável pela limpeza predial do Parque Imperatriz Leopoldina. O engenheiro agrônomo Luis Marcelo Tisian, há 13 anos na prefeitura e responsável pela arborização urbana, ligado ao Parque Imperatriz Leopoldina e João Batista Chaves, há 11 anos na prefeitura, com apoio na fiscalização dos diques e ao Rio dos Sinos, acompanhando a fiscalização ambiental do município.

Ver Galeria de Fotos Relacionada