Formação sobre Gênero e Desigualdade começa hoje na Câmara

Formação sobre Gênero e Desigualdade começa hoje na Câmara

Em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, o Programa Gênero e Religião da Escola Superior de Teologia (EST) promove a “Formação sobre Gênero e Desigualdade” nos dias 23 de outubro, 20 e 27 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo.

A atividade é direcionada a todas e todos, vereadoras, vereadores, assessoras, assessores, estagiárias, estagiários, servidoras e servidores da Casa. A proposta surgiu por iniciativa da procuradora Especial da Mulher, vereadora Ana Affonso, devido à reincidência de casos de violência contra a mulher, machismo, misoginia, racismo, homofobia, tanto nos espaços do Legislativo quanto em outros ambientes públicos do município.

“Precisamos garantir que os espaços, em especial este em que estamos inseridas, o Legislativo, sejam de participação real e efetiva das mulheres. Não apenas das vereadoras, mas de mulheres de movimentos sociais, associações de bairro, organizações da sociedade civil, das leopoldenses. A expressão ‘lugar de mulher é onde ela quiser’ precisa ser uma constante em nossa prática cotidiana”, ressaltou Ana Affonso sobre os objetivos da atividade.

A formação visa discutir a partir das lutas das mulheres contra as desigualdades, apontar as conquistas que encontram resistências no cotidiano e os retrocessos que avançam, principalmente se mirarmos para especificidades como classe, orientação sexual, raça, entre outras violências que as mulheres estão submetidas no contexto sociocultural contemporâneo.

O curso vai ser ministrado pelo professor doutor Luis Alexandre Cerveira. Formado em teologia, graduado e mestre em História, com doutorado em Ciências Humanas pela Unisinos/e Universidad de Sevilla-Espanha, atua em áreas como Antropologia, Gênero, Sexualidade, Diversidade, Relações Étnico-Raciais, tendo publicado diversos trabalhos acadêmicos sobre estes temas.

A Procuradoria Especial da Mulher buscou a colaboração do Programa Gênero e Religião em virtude de sua trajetória consolidada enquanto espaço acadêmico, de pesquisa e ensino, que prioriza as temáticas de gênero, dialogando com as questões inter-religiosas e de direitos humanos.