Reitor da Unisinos recebe o título de cidadão leopoldense

Reitor da Unisinos recebe o título de cidadão leopoldense

A distinção foi uma iniciativa do vereador Brasil Oliveira

O reitor da Unisinos, Professor, Dr., Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recebeu, na noite de 15 de agosto, o título de Cidadão Leopoldense em Sessão Solene realizada na Câmara de São Leopoldo. A iniciativa do vereador Brasil Oliveira PSB, com o apoio dos colegas de Bancada, Adão Rambor e Edite Lisboa lotou o Plenário do Legislativo numa homenagem que reuniu autoridades, colegas, amigos e admiradores do reitor. “Na pessoa do Pe. Marcelo, a Câmara também homenageou os Jesuítas e a Unisinos, que completou 49 anos como universidade, em 31 de julho de 2018”, destacou o vereador Brasil, proponente da Sessão.

TRAJETÓRIA - Padre Marcelo, nasceu em 1948, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. É um catarinense cosmopolita que tem ligações de longa data com o RS e a cidade de São Leopoldo. Ingressou na Companhia de Jesus (ordem dos jesuítas) aos 20 anos, cumpriu seu primeiro ano de noviciado em Pareci Novo (RS), e, após 10 anos de estudos, foi ordenado padre, fazendo os últimos votos em 1986. Foi professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei (1973-1975).

Em 1998 retornou a São Leopoldo, após uma longa jornada de estudos nos Estados Unidos e na Europa e de trabalho em Belo Horizonte, onde foi reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE e diretor do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus – CES.

Graduou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Aloisianum e em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, ambas na Itália, cursou especialização em Filosofia, na Alemanha. Concluiu mestrado e doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde também realizou mestrado em Teologia. Em 1999, fez pós-doutor em Filosofia no Boston College, nos Estados Unidos.

É professor da Unisinos desde 1996, atuando inicialmente no Mestrado em Semiótica e, a partir de 1998 no programa de pós-graduação em Filosofia, que coordenou de 1998 a 2005. Desde 2006, é reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Na Unisinos, antes de ser reitor, foi vice-reitor (2002-2005). Pe. Marcelo Aquino concilia suas atividades como reitor, professor e pesquisador, filósofo e sacerdote.

Além da liderança na Unisinos, atualmente é: Vice-Presidente da Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina – AUSJAL (desde 2015); 2.º Vice-Presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (2016 a 2018); Membro do Conselho Diretor do Universia Brasil (desde 2008); Suplente do Conselho Superior do Conselho de Reitores as Universidades Brasileiras – CRUB (desde 2009); Membro do Conselho Deliberativo da ONG Parceiros Voluntários (desde 2007); Membro do Fórum de Reitores das Universidades Jesuítas – FORIES (desde 2014); Membro dos Conselhos Científicos das Revista Portuguesa da Universidade Católica de Portugal (desde 2001), da Revista Síntese (desde 2001) e da Revista Kriterium (desde 1992) e da Revista de Educação ANEC (desde 2010).

 

Destaques na Gestão de Reitor:

* Definição da Visão 2025: “Ser Universidade Global de Pesquisa”;

* Ampliação da internacionalização;

* Trabalho em tríplice hélice: parcerias Poder Público – Universidade – Empresas;

* Criação dos cinco Institutos Tecnológicos;

* Ampliação do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos;

* Compromisso com a responsabilidade socioambiental;

* Ressignificação da Extensão Universitária e da Ação Social;

* Criação das seis Escolas Unisinos;

* Criação das sedes na Serra: Caxias do Sul e Bento Gonçalves;

* Implementação dos Polos de EaD no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Piauí. Além da ampliação da oferta de Mestrados Interinstitucionais (Minters) e Doutorados Interinstitucionais (Dinters), em diversos estados brasileiros;

* Reconhecimento do Campus Porto Alegre em 2009;

* Construção e início de funcionamento do novo complexo de prédios do Campus Porto Alegre em 2016;

* Criação de 32 cursos de Graduação, dentre eles o curso de Medicina, num total de 76 habilitações com 111 ofertas, sendo 71 em São Leopoldo, 26 em Porto Alegre e 16;

* Criação de 3 Mestrados Acadêmicos e 7 Mestrados Profissionais e 12 Doutorados;

* Sucessivos reconhecimentos pelo MEC: Com base no IGC (Índice Geral de Cursos) da avaliação bianual do MEC: Melhor universidade privada da Região Sul, pela quarta vez consecutiva; 3.ª Melhor universidade privada do Brasil; e pela quinta vez consecutiva, a melhor graduação privada da Região Sul.

 

Ver Galeria de Fotos Relacionada