Mário Alberto Gusmão e Ruy Carlos Ostermann serão homenageados por Galperim

Mário Alberto Gusmão e Ruy Carlos Ostermann serão homenageados por Galperim

Na próxima segunda-feira, às 18 horas, a Câmara de São Leopoldo realizará sessão solene em comemoração ao Dia do Jornalista. Proposta pelo vereador Júlio Galperim (PSD), a sessão homenageará Mário Alberto Gusmão, fundador do Grupo Sinos, e o jornalista Ruy Carlos Ostermann.

Conforme Galperim, “são duas personalidades que nasceram em São Leopoldo e construíram ricas histórias ao longo dos anos. Um através do empreendedorismo que muito colaborou para a profissão, e outro pela figura marcante e pelo respeito que construiu ao longo dos anos”.

O evento ocorrerá no Plenário Tancredo Neves, e iniciará pontualmente às 18 horas.

HISTÓRIA

O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa para homenagear Giovanni Battista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado em São Paulo, em 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou D. Pedro I abdicar ao trono, no dia 7 de abril de 1831, deixando em seu lugar seu filho D. Pedro II, com apenas 14 anos de idade.

Em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser o Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.