Lei do Banco de Medicamentos, do vereador Brasil Oliveira, deve ser promulgada nos próximos dias

Lei do Banco de Medicamentos, do vereador Brasil Oliveira, deve ser promulgada nos próximos dias

Deve ser promulgada, nos próximos dias, a lei que cria o Banco de Medicamentos Doados, de autoria do vereador Brasil Oliveira (PSB). O projeto foi aprovado por unanimidade em dezembro, e teve o veto do prefeito derrubado por maioria de votos na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (14). Foram dez votos favoráveis e apenas dois contrários da bancada do PT.

Agora cabe ao presidente da Câmara dar o encaminhamento para a sua promulgação e posteriormente será publicado. De acordo com o vereador Brasil, autor da proposta, o Banco servirá para atender as necessidades básicas de milhares de leopoldenses que precisam dos medicamentos e muitas vezes não encontram na farmácia municipal e não têm condições financeiras de adquiri-los. “É comum muitas pessoas guardarem a sobra de medicamentos em suas casas, mesmo sem precisar utilizá-los. Agora, com a permissão da doação, é possível ter uma finalidade justa. Quem ganha com isso é a população mais carente”, destaca Brasil.

Conforme o texto da lei, o banco municipal de medicamentos será gerenciado pelo Poder Executivo junto à Secretaria de Saúde e funcionará junto à Farmácia Popular no intuito de evitar perdas de medicamentos em bom estado e não utilizados.  A classificação, contagem de conteúdos, verificação de prazos de validade,organização e distribuição, deverão ser desempenhadas por profissionais da área de farmácia vinculados à farmácia municipal.

Para a retirada do medicamento, o usuário terá que apresentar o Cartão Nacional de Saúde emitido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e o fornecimento ficará condicionado ao estoque do medicamento e à apresentação de receita médica original emitida pela rede municipal de saúde, e deverá ter sua cópia arquivada em local próprio.

Todas as doações precisam estar em bom estado de conservação, com bula e, no prazo mínimo de 45 dias antecedentes à data do vencimento.  A relação dos medicamentos disponíveis, com nome e data de validade, será publicada no site da prefeitura.