1º Seminário destaca Fenômenos Climáticos no RS e Desafios para o futuro em São Leopoldo

1º Seminário destaca Fenômenos Climáticos no RS e Desafios para o futuro em São Leopoldo

São Leopoldo se prepara para sediar o 1º Seminário "Os Fenômenos Climáticos no RS: Desafios para o Futuro de São Leopoldo". Este evento, aberto à comunidade, está programado para os dias 24 e 25 de novembro na Câmara de Vereadores.

A iniciativa foi proposta pela mesa diretora do Legislativo e contará com a presença do prefeito Ary Vanazzi e representantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo principal é aprofundar as discussões sobre os impactos climáticos no estado e explorar maneiras de a cidade liderar ações em prol de um futuro mais sustentável.

Durante toda a sexta-feira e manhã de sábado, especialistas de diversas áreas, incluindo climatologia, meio ambiente, urbanismo e gestão pública, abordarão temas relevantes às mudanças climáticas, analisando causas, impactos e desafios. Entre os palestrantes destaca-se Marcelo Enrique Seluchi, Coordenador Geral de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), e o Professor Carlos Moraes, da Escola Politécnica da Unisinos e coordenador do núcleo de caracterização de materiais.

A vereadora e secretária da mesa diretora Ana Affonso (PT) destaca a importância e enxerga o seminário como uma oportunidade para a comunidade compreender as ações estratégicas já adotadas pelo poder público, além de debater medidas preventivas para evitar desastres ou situações de calamidade. "Nos próximos meses, podemos enfrentar novos casos de fenômenos que impactarão ainda mais em nosso cotidiano, precisamos trazer este assunto cada vez mais à Casa Legislativa", ressalta Ana Affonso.

No encerramento do evento, está programada a assinatura de uma carta-compromisso, onde os parlamentares devem indicar projetos e ações que contribuam para a construção de um São Leopoldo mais resiliente e sustentável. Haverá certificados para os participantes e a inscrição pode ser realizada através do link: https://abre.ai/hldC.

Confira a programação: 

Sexta-feira, dia 24

09h - "Mudanças climáticas e aumento dos desastres: monitoramento e desafios futuros." Palestrantes: Marcelo Seluchi (CEMADEN), Fala do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima através da Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas, Professor Carlos Moraes (Unisinos) e Anderson Etter (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

11h - Participação do Público

12h - Intervalo para o Almoço

13h30 -  "Consequências dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul e em São Leopoldo: Estratégias de atuação do poder público" 
Palestrantes: Prefeito Ary Vanazzi, Geison Freitas (Semae), Geraldo Passos (Secretaria de Obras), Nelson Spolaor (Secretaria Geral de Governo), Fábio Bernardo (Secretaria de Assistência Social)

15h - Participação do Público

15h30 - "Prevenção e monitoramento das áreas de risco de São Leopoldo."
Palestrantes: Karina Camillo (Secretaria Municipal de habitação), Fabiano Camargo (Defesa Civil Municipal) , Everson Gardel (Observatório de Mudanças Climáticas), Sandro Della Mea Lima (Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos)

16h - Participação do Público

17h – Encerramento

Sábado, dia 25

09h - "Boas Práticas Sustentáveis: exemplos de políticas públicas e iniciativas locais". 
Palestrantes: STIHL, MUNDO MAIS LIMPO, IPTU Verde, Apoenasocioambiental 

10h - "Legislando para o futuro: propostas da Câmara de Vereadores para enfrentar os desafios climáticos."

11h30 -  Assinatura da carta-compromisso por uma São Leopoldo alinhada a agenda climática global

12h – Encerramento