Audiência Pública propõe criação de uma rede de enfrentamento a golpes contra idosos

Audiência Pública propõe criação de uma rede de enfrentamento a golpes contra idosos

Um problema que atinge uma grande parcela da população, principalmente os idosos, foi tema da Audiência Pública na Câmara de Vereadores de São Leopoldo proposta pela vereadora Jussara Lanfermann (PT) em parceria com o vereador Fabiano Haubert. Entre os principais encaminhamentos tirados na audiência, que aconteceu na última quarta-feira, 08, estão a criação de uma Rede de Apoio e Enfrentamento aos golpes contra os idosos e de uma Delegacia do Idoso.

Conforme dados do Procon, dos mais de mil atendimentos mensais, 300 são relativos a empréstimos consignados envolvendo idosos.  “Essa é uma preocupação que temos, pois o número de pessoas que nos procuram para buscar orientação tem aumentado muito. E os idosos são as principais vítimas em função da falta de esclarecimento e dos recursos da aposentadoria”, afirmou a vereadora Jussara. Ela acrescentou ainda a importância da criação dessa rede de apoio com a participação da Câmara de Vereadores, do Procon, do Ministério Público e da Assembleia Legislativa.

A audiência pública contou com a participação do promotor do Ministério Público, Ricardo Schinestsck; da professora da Unisinos e Coordenadora do Projeto de Apoio às famílias em situação de superendividamento, Maria Alice Rodrigues; do diretor do Procon São Leopoldo, Gilmar Valadares e do Coordenador do Grupo de Trabalho da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa, Pedro Henrique Paiva.