Projeto de Lei para Identificação de Pessoas com Deficiências Ocultas será votado na Câmara de São Leopoldo

A Câmara Municipal de São Leopoldo vota nesta quinta-feira, dia 21, às 19 horas, durante a Sessão Ordinária, o projeto de lei 386/2023, de autoria da vereadora Ana Affonso (PT), que propõe uma iniciativa inovadora para a cidade.

O projeto de lei prevê a utilização de um cordão de fita com desenhos de girassóis como um meio de identificação de pessoas com deficiências ocultas. Essa medida visa tornar o município mais inclusivo e consciente das necessidades de todos os cidadãos, independentemente de suas condições.

Para a autora do projeto, a medida tem um impacto positivo e transformador para quem tem algum tipo de deficiência oculta. "Muitas vezes, as pessoas com deficiências ocultas enfrentam desafios significativos em sua vida diária, pois suas necessidades não são visíveis à primeira vista. Essa simples forma de identificação pode facilitar a compreensão e o apoio dessas pessoas”, destaca.

Em Julho deste ano, o presidente Lula sancionou a Lei Federal 13.146/2023, que institui o cordão como ferramenta de identificação para pessoas com deficiência. Porém, muitos municípios ainda não se adequaram à legislação.

Um dos apoiadores dessa iniciativa é o jovem autista Bboy Billy Anderson, que apesar de residir em Novo Hamburgo, está sempre presente nos debates políticos que envolvem a pauta de pessoas com deficiência em diferentes municípios da região metropolitana.

Ele já utiliza o colar de girassol e relata a importância deste instrumento que evita constrangimentos e ajuda na identificação de pessoas deficientes. "O colar de girassol é como um amigo invisível que me ajuda a comunicar minhas necessidades sem palavras. Ele também ajuda a conscientizar as pessoas sobre a diversidade de deficiências. Já passei por muitas situações e o colar ajuda muito", salienta.

A proposta vem recebendo apoio significativo da comunidade e de grupos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Devem estar presentes na sessão, diferentes representantes de entidades e pessoas com deficiência, além de lideranças comunitárias.

Créditos da Imagem: Eduarda Rocha/Assessoria de Imprensa Bancada do PT