Bancada do PT mobilizada pela instalação do IFSul

Bancada do PT mobilizada pela instalação do IFSul

A mobilização para a implementação de um campus de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em São Leopoldo conta com apoio da bancada do PT na Câmara Municipal.

Durante audiência pública realizada no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos na última segunda-feira, dia 11, entidades e lideranças do município definiram a criação de um Comitê Popular em Apoio ao IFSul. A vereadora Ana Affonso ressaltou a importância dessa ação em meio aos desafios enfrentados pela juventude nos últimos anos, como a busca por empregos dignos, acesso à educação de qualidade e perspectivas de crescimento. 

"Estamos falando do acesso à educação para milhares de estudantes que nos últimos anos sofreram com os desmontes e os ataques às políticas que permitiam a esperança de um futuro promissor no mundo do trabalho, com oportunidades", salientou. 

A implantação do campus do IFSul em São Leopoldo pode impactar positivamente a vida de mais de 1,5 mil estudantes, oferecendo formação técnica e profissional de alta qualidade. Para Jussaa Lanfermann, essa é uma oportunidade real de construir um futuro melhor para a juventude local.

"Essa é uma luta que abraçamos com todo o nosso empenho, pois acreditamos no potencial dos nossos jovens. Juntos, podemos abrir as portas para um horizonte de possibilidades e transformar São Leopoldo em um polo educacional e de desenvolvimento", destacou a vereadora. 

O Comitê Popular de Apoio ao IFSul, formado por entidades e apoiadores da causa, trabalhará em conjunto para impulsionar essa iniciativa e promover a educação de qualidade na região. A mobilização deverá ser ampliada nos próximos meses, onde o prefeito Ary Vanazzi deverá levar um pedido formal ao Governo Federal. 

“A instalação de uma unidade confirma São Leopoldo como um polo produtor de conhecimento. Além disso, o IFSul desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão, com escolas do município e outras entidades sociais, podendo ainda ofertar cursos técnicos visando a complementação profissional na educação de Jovens e Adultos. Isso dá mais qualidade no ensino para a nossa população”, comentou o prefeito.  

Para o vereador Evandro dos Santos (Dinho), a expectativa é grande da comunidade pela chegada do campus no município. "Para nós será uma grande vitória, pois nosso município já teve a opotunidade de receber um IFSul, mas infelizmente não foi concretizado este projeto. A nossa comunidade certamente ganhará muito com a chegada deste campus", enfatizou.

Créditos: Eduarda Rocha/Assessoria de Imprensa