Vereador Falcão ainda cobra respostas sobre o destino anterior das sobras de vacina

Sete tópicos com questionamentos compõem o pedido de informação protocolado oficialmente há duas semanas pelo vereador Falcão (MDB), destinado ao prefeito Ary Vanazzi e o secretário de Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison, sobre as sobras de vacina. Entre as perguntas que ainda esperam resposta estão “Quantas doses de "sobra" foram aplicadas e registradas em cada dia da vacinação, desde o início da aplicação? Quais os grupos prioritários ou pessoas beneficiadas"? Qual a orientação para o uso e o critério utilizado e se houve vacinação de pessoas que não estavam na ordem do Plano Nacional de Imunização à época da aplicação dessas "sobras" ou de modo geral desde o início da vacinação?

Para evitar a morosidade da tramitação da Câmara, uma vez que ainda tramita o pedido de informação nas comissões internas da Casa Legislativa, um ofício foi entregue no Executivo no dia 21 do mês passado e ainda não há retorno oficial do município. Essa demora por resposta também foi lembrada na sessão desta última terça-feira (1). O projeto que busca a transparência na campanha de vacinação, também de autoria do vereador Falcão, segue tramitando após ter sido aprovado por unanimidade em primeira votação e ter recebido a inscrição de duas emendas.

“Preocupa-nos a transparência no processo de vacinação, pois os números são confusos, sendo que se já havia sobra há meses, poderiam ter sido beneficiados bem antes os professores e servidores da educação, bem como demais categorias de trabalhadores que estão expostos ao risco, conforme solicitamos. Lembramos que o Secretário Municipal de Saúde justificou oficialmente que não poderia afrontar naquele momento a ordem estabelecida pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde”, explica Falcão em seu pedido.