Dia Municipal do Motoboy

O vereador Lemos protocolou projeto de lei instituindo o Dia Municipal do Motoboy em São Leopoldo (Exp. 632 - PV 085/2021),  a ser comemorado anualmente em 27 de julho. O objetivo é homenagear estes profissionais que cumprem longas jornadas de trabalho para ter um rendimento maior, muitas vezes sofrendo pressões para a realização de funções no menor tempo possível. São trabalhadores com profissão reconhecida, ou seja, motociclistas que transportam e efetuam entregas e coletas rápidas.

O reconhecimento dessa classe trabalhadora como profissional é motivada pelas grandes mudanças no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos.

Além de lutar por novos direitos, os motoboys têm que enfrentar outra grande barreira que é vencer o preconceito a sua imagem, opinião de parte da sociedade. Ainda, submetem-se a elevado desgaste físico e emocional. Enfrentam temperaturas oscilantes e fortes, assaltos, respiram fumaça de veículos poluentes e agora, em meio a esta pandemia do covid-19, arriscam a própria saúde para realizar as entregas para a população que ainda se encontra em quarentena, mostrando o seu valor e coragem, sendo uma função essencial.

Por isso, Lemos apresenta a proposta como forma de homenageá-los, elegendo a data para cumprimentos e reflexão.