Vereadora Iara Cardoso assume a Procuradoria Especial da Mulher

Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, a vereadora Iara Cardoso (PDT) assume a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Esta será a segunda vez que Iara atuará como procuradora.

A vereadora, que é a autora do projeto de Lei que em 2018 instalou a procuradoria na cidade, ressalta que neste ano, a gestão terá um olhar especial para os casos de violência doméstica durante a pandemia de covid-19.  “Neste momento em que se faz necessário o isolamento social, muitas mulheres acabam sofrendo violência doméstica silenciosamente dentro de seus lares” comenta Iara. ”Precisamos buscar meios de alcançá-las, oferecer todo o suporte necessário e acima de tudo, garantir que elas se sintam acolhidas para que possam sair desta situação” pondera a vereadora. “Nós não estamos sozinhas”, afirma a procuradora.

Segundo dados da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, somente no período entre o dia 1º de janeiro de 2021 até esta quarta-feira, 24 de fevereiro, foram emitidas 92.159 Medidas Protetivas no Estado.

A Procuradoria é responsável por proteger os direitos das mulheres, principalmente contra violência e a discriminação, com a promoção de debates, recebimento e encaminhamento de denúncias e fiscalização de ações que promovam a participação da mulher na sociedade. Está localizada nas dependências do legislativo (rua independência, nº66, Centro).