Reunião online debate violência contra as mulheres na pandemia

Em meio à crise do Coronavírus, o combate à violência contra as mulheres é outro desafio que precisa ser enfrentado de maneira conjunta pelo poder público e a sociedade civil.

Um documento publicado pela ONU Mulheres afirma que "enfrentar uma quarentena é um desafio para todos, mas para mulheres em situação de vulnerabilidade pode ser trágico. No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, essa preocupação é real”.

Segundo dados recentes, divulgados pela mídia nacional, houve um aumento nos casos de feminicídios durante a pandemia do coronavírus no Brasil. O número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em relação ao mesmo período de 2019, em 12 estados brasileiros - incluindo o Rio Grande do Sul.

A partir desse contexto, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de São Leopoldo - neste ano, presidida pela vereadora Ana Affonso - propôs uma Reunião Técnica Online, com o tema “Estratégias de Proteção às Mulheres em Tempos de Covid-19”.

A atividade acontece nesta quarta, dia 3, às 15h, pelo link: https://us02web.zoom.us/j/5337125983

A proposta é dialogar com diferentes atores sociais do executivo, legislativo, áreas de justiça e segurança, organizações da sociedade civil, feministas, entre outros. Para refletir sobre o aumento dos índices de violência doméstica neste período de pandemia, e buscar alternativas e estabelecer mecanismos de proteção às mulheres vítimas de violência.