Iara Cardoso pede providências para reabertura das academias em São Leopoldo

A vereadora Iara Cardoso protocolou pedido de providencias solicitando a reabertura das academias em São Leopoldo. Ela justifica o fato do município estar na região delimitada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob número 07 (R-07), que apresenta atualmente a bandeira laranja, de risco médio. ‘‘As academias de ginásticas são importantes locais de promoção de saúde e renda para centenas de pessoas, sendo que o próprio decreto estadual prevê seu funcionamento, adotando o Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul, todas as cautelas de prevenção previstas na legislação estadual e federal’’, reforça.
Segundo a legisladora diante da pandemia causada pelo Coronavírus, a humanidade hoje depara-se com todas as formas de devastações. ‘‘Nesse momento de angustia e insegurança, vemos o sofrimento dos profissionais e pais de família, educadores físicos e centenas de pessoas que precisam manter sua saúde e sua sobrevivência através desses estabelecimentos’’, declara. A vereadora entende que é o momento do governo local, flexibilizar a atividade nos estabelecimentos afeitos à prática de exercícios de educação física, como manifestação de reconhecimento de sua importância à sociedade.
De acordo com a sua proposta a de se considerar o uso de máscaras, para profissionais e usuários; distanciamento entre as pessoas; teto de ocupação de (25%); higienização (ambiente, trabalhadores e usuários); informativo visível; monitoramento de temperatura e EPI’s obrigatórios. ‘‘Estamos solidários com os profissionais das academias de São Leopoldo, que permanecem fechadas, conforme prevê o decreto municipal, bem como com os usuários, que devido ao isolamento social ficam sujeitos a adquirir diversas enfermidades, tais como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outras’’, justifica Iara Cardoso.