Aprovado projeto de lei do vereador Brasil que beneficia animais de rua em São Leopoldo

Aprovado projeto de lei do vereador Brasil que beneficia animais de rua em São Leopoldo

Hoje em dia é comum encontrar empresas e pessoas sensíveis à causa animal e é cada vez mais fácil encontrar locais onde vivem os cães comunitários. Entretanto, o universo de animais de rua, que vivem vagando pelas vias públicas atrás de alimento e água, é muito maior e uma nova iniciativa estipulada agora por lei pretende beneficiar estes bichinhos em São Leopoldo.   
 
Nesta última quinta-feira (27), foi aprovado na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, por unanimidade em duas votações, o projeto de lei que possibilita que ambientes externos de residências, de empresas e de órgãos públicos e privados de São Leopoldo passam disponibilizar bebedouros e comedouros para animais que vivem nas vias públicas. A proposta, que agora segue para sanção do prefeito, é do vereador Brasil Oliveira e teve a colaboração do vereador David Santos.
 
Aprovado projeto de lei do vereador Brasil que beneficia animais de rua em São Leopoldo
 
PROGRAMA ALIMENTACÃO
A nova lei cria o Programa AlimentaCão, que permite aos cidadãos a instalação de recipientes como comedouros e bebedouros em ruas, praças e parques públicos. Para isso, a Prefeitura fica responsável pela emissão de um termo de responsabilidade, que deverá exigir a manutenção e limpeza, e pela fiscalização. Os recipientes deverão ser sinalizados por placas que indiquem a finalidade e poderão conter divulgações publicitárias, exceto marcas de cigarro e bebidas, propagandas políticas, ou que atentem ao pudor. 
 
O QUE DEVE TER NOS RECIPIENTES
- Água potável em condições ideais de higiene e uso
- Ração em condições próprias para consumo.
- Ser confeccionado em material sanitário, liso, resistente e impermeável.

PENALIDADE PARA VANDALISMO
Quem vandalizar os recipientes total ou parcialmente estará sujeito a uma multa no valor de 100 UPMs (Unidade Padrão Municipal).