Vereadora Iara Cardoso propõe a Federalização do Hospital Centenário

Vereadora Iara Cardoso propõe a Federalização do Hospital Centenário

Com um discurso forte, a vereadora Iara Cardoso (PDT) ao fazer uso da Tribuna Popular na noite de terça-feira (23) propôs a federalização do Hospital Centenário (HC). Ela questionou a postura de alguns vereadores em relação ao projeto que autoriza o município a buscar empréstimo junto a Caixa Econômica Federal. Bastante enfática, ela assegura que a verba é para uso específico de infra-estrutura e não pode ser empregado na área da saúde.
Para a pedetista é necessária a união dos vereadores no sentido de buscar uma solução para a casa de saúde. ‘‘Eu vejo com muita preocupação a questão do Hospital Centenário, vejo o fechamento de leitos, vejo que desde os anos 90 prefeitos falando sobre o futuro da unidade de saúde. Nós chegamos na beira da tragédia. Por culpa de uma serie de questões, como gestão equivocada, de médicos que se locupletaram, as famosas fura filas’’, revolta-se.
A vereadora destacou ainda que o hospital perdeu a neurologia para Canoas, porém continua com o mesmo número de atendimentos. ‘‘Porque não deixaram os 5 milhões em São Leopoldo’’, questiona. Iara Cardoso afirma que sua posição hoje é de fazer uma comissão e ir ao Governo Federal para propor a federalização do HC. ‘‘Porque o Ministério da Saúde tem recursos, tem expertise, tem condições técnicas de abraçar o hospital que é de todos e mais 14 municípios hoje’’, enfatiza.
Iara Cardoso diz que o município quer dispor dos serviços de traumatologia, neurologia e oncologia, mas São Leopoldo, não tem mais condições de bancar essas complexidades. ‘‘Fica o apelo, vamos em busca da federalização, não quero culpar governo A ou B. Vamos buscar os recursos de quem tem e a expertise. Vamos a Brasília e vamos federalizar o HC’’, conclui.