Ana Affonso afirma que São Leopoldo é referência na luta contra os retrocessos

Apresentado no final da tarde da segunda-feira (27/11), durante audiência pública promovida pela vereadora Ana Affonso (PT), na Câmara Municipal de São Leopoldo, o projeto para criação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos torna a iniciativa destas entidades não governamentais (Círculo Operário Leopoldense e  Proame), uma importante ferramenta de resistência em relação aos retrocessos sociais e às perdas de direitos.

A vereadora Ana Affonso, que é líder do Governo Vanazzi na Câmara Municipal, ressaltou o trabalho desenvolvido pelas entidades não governamentais, salientando a trajetória, o trabalho e a longa caminhada em defesa dos direitos da criança e do adolescente. “A criação de um Centro de Defesa dos Direitos Humanos em São Leopoldo surge da necessidade de atender demandas de violações de direitos, em diversas áreas. Em tempos de golpe, de avanço do conservadorismo e de ataques aos direitos humanos, São Leopoldo protagoniza resistência, esperança e luta pelo essencial à vida humana”, argumentou Ana Affonso.

A diretora do COL e do Proame, Odete Zanchet, contextualizou a criação do projeto do Centro de Defesa de Direitos Humanos em relação ao momento histórico do país. “O Centro vai funcionar na Rua 1º de Março, 177, e é uma parceria do Círculo Operário Leopoldense e o Proame, Programa de Apoio de Meninos e Meninas, que desde 1990 tem um programa de defesa dos direitos das crianças e adolescentes e foi o primeiro centro de defesa da região sul do país. Este é um movimento de resistência e de afirmação do compromisso histórico destas entidades. O COL tem 82 anos e o Proame 29 anos de luta e de caminha. Vivemos um momento que não é de conquistas de novos direitos e sim de lutar para assegurarmos direitos já consagrados”, afirmou Odete. Ela reiterou que o período político e social do Brasil requer iniciativas coletivas, em função das ameaçados, da supressão de direitos, de violações e de criminalização dos movimentos sociais.

Participaram da audiência pública, o presidente do Proame, Henry César Seibert; a representante do COL, Maria Francisca Dutra; a diretora do COL e do Proame, Odete Zanchet; além do secretário Municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo, Hélio Teixeira.