Ana Affonso acompanha trabalho desenvolvido na UPA Scharlau

A vereadora Ana Affonso (PT) esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau, na Zona Norte de São Leopoldo, na tarde desta terça-feira, 11 de julho, para buscar informações sobre a atual gestão, que desde abril vem sendo feita pela IBSaúde. Ana Affonso foi recebida pelo diretor administrativo, Eloir Vial, que repassou algumas informações sobre o funcionamento, capacidade e característica da UPA Scharlau.

A UPA Scharlau foi qualificada pela Comissão Intergestora Tripartite (CIT), do Ministério da Saúde, o que a torna qualificada para receber o dobro de recursos federais – de R$ 250 mil para R$ 500 mil -, e 25% a mais de recursos estaduais – de R$ 225 mil para R$ 350 mil. Com isso, ampliará para 10.125 atendimentos ao mês, cumprindo a portaria Nº 10, de 3 de janeiro de 2017, do Ministério da Saúde. A partir de agosto, a UPA estará operando com 100% de sua capacidade, incluindo o atendimento odontológico e a abertura da Sala Vermelha, que permite o acesso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na unidade.

A vereadora Ana Affonso tem acompanhado o trabalho realizado pela UPA Scharlau. No final de abril, Ana Affonso propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação do secretário de Saúde, Fábio Bernardo da Silva. A atividade teve como objetivo promover um debate sobre o papel da UPA na rede de atenção básica de saúde de São Leopoldo.