Ana Affonso faz homenagem à Dilma, durante o 2º Encontro Nacional de Mulheres eleitas pelo PT

A vereadora Ana Affonso (PT) de São Leopoldo participou do 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas, realizado nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Hotel São Marco, em Brasília. O evento, que foi organizado para trocar experiências e afinar a luta das mulheres por mais direitos e mais participação dos espaços de poder, foi aberto pela  presidenta eleita Dilma Rousseff.  Ana Affonso foi uma das painelistas na Roda de conversa: Nada simples, nada complicado – experiências e desafios em cargos de poder e decisão, que também contou com a presença de deputada federal Benedita da Silva, da vereadora Ivelina Araújo, de Assis Brasil (AC) e da  prefeita de Goiás, Selma Bastos.

“O golpe não acabou. O segundo ato vai ser disputado em 2018 e para ele que nós temos de nos preparar”, afirmou Dilma. Dilma afirmou ainda que  a democracia foi corrompida e segmentos da sociedade foram invadidos por medidas de exceção.“Nós estamos em um momento em que a democracia no Brasil está sofrendo avanços de medidas excepcionais”, declarou. “Só temos uma grande arma contra isso, é a arma da democracia”, afirmou, enfatizando que apenas eleições diretas podem retomar o estado democrático.

Nesse cenário, Dilma destacou o papel das mulheres na luta democrática e afirmou que o século XXI é o século das mulheres. “Não só aqui no Brasil, mas no mundo, o que se tem visto é que as posições mais avançadas, mais comprometidas, mais determinadas, mais empenhadas são das mulheres. No Brasil, as mulheres cumprem papel essencial. Acho que as mulheres desse País têm noção mais clara do que se passa, são mais desconfiadas, não são fáceis de serem enganadas. Acredito que nós temos esse compromisso com a questão democrática e de tentar impedir o retrocesso”.

DILMA CORAÇÃO VALENTE

Participaram do encontro 137 mulheres eleitas e 63 como secretárias de mulheres, deputadas, senadoras, entre outras. “Valeu cada minuto desse grande encontro. Nós, mulheres petistas eleitas em todo Brasil, multiplicamos nosso coração valente para enfrentar a agenda do golpe. Vamos às ruas para combater a Reforma da Previdência. No dia 8 de março, no mundo inteiro, as mulheres vão parar.  Quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro ", afirmou Ana Affonso, após entregar uma camiseta em homenagem à presidenta Dilma Rousseff.