Iara Cardoso (PDT) propõe audiência pública para discutir estacionamento rotativo

A vereadora Iara Cardoso (PDT) protocolou nesta segunda-feira (16), proposta de audiência pública para discutir o contrato de concessão do Estacionamento Rotativo de São Leopoldo. Líder da bancada na Câmara, ela quer chamar a população para discutir pontos considerados de fundamental importância, como tolerância inicial e posterior, valores cobrados e investimentos da concessionaria no município.
A ideia é que a discussão possa ocorrer nos próximos 60 dias. Segundo seu relato, não tem ocorrido prestação de contas como exige a Lei Municipal 5.005 de novembro de 2001 e a Lei 8.015 de dezembro de 2013 aprovado pela Câmara de Vereadores. Ela aponta que a proposta não é derrubar o sistema, porque ele disciplina e permite encontrar uma vaga para estacionamento, porém quer fazer com que ele funcione sem prejudicar a sociedade.
Para a vereadora a tolerância inicial deverá ser de 20 a 30 minutos e não apenas 10 minutos, tempo concedido pela concessionária, além de 10 a 15 minutos após o vencimento do tíquete. ''Um morador de um bairro que precisa ir numa farmácia por exemplo não consegue comprar um medicamento em 10 minutos, por isso é importante uma tolerância maior'', esclarece. Iara Cardoso, diz ainda que o estacionamento rotativo, não pode ter apenas o caráter arrecadatório. ''O sistema deve ser humanizado'', enfatiza.
Outro ponto importante que precisa ser revisto segundo a vereadora, é o fato dos agentes municipais de trânsito atuarem junto com os monitores que fiscalizam o cumprimento dos prazos por parte dos usuários. ''A guarda municipal deve estar servindo a municipalidade nos postos de saúde por exemplo e não acompanhando os monitores de trânsito'', avalia.