Iara Cardoso novamente na galeria de ex-presidentes da Câmara

Na galeria de ex-presidentes do legislativo leopoldense, localizada no térreo da Câmara Municipal, a vereadora Iara Cardoso (PDT) ocupa mais uma espaço na coleção de fotos. Presidente pela segunda vez,  2002 e 2016, Iara Cardoso deixa a administração da casa com a certeza do dever cumprido.  Após um ano à frente do legislativo a vereadora Iara Cardoso (PDT) deixa a presidência com saldo positivo em mudanças físicas e de economia para a Câmara.  Ao fechar o ano, Iara Cardoso apresentou o resultado da economia feita em sua gestão; 880 mil reais referentes ao corte de gastos e de readequação no prédio.  Para chegar ao valor foram tomadas medidas simples como a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED reduzindo em 30% o gasto em energia elétrica; de 10 mil para sete mil reais mensais.  Os celulares corporativos, utilizados pelos 13 vereadores, foram cancelados, economizando mais 2.900 reais por mês.

Transparência, uma bandeira

Ao longo do ano Iara Cardoso elegeu a transparência de processos e tramitações na casa como um de seus principais objetivos e incluiu o legislativo municipal leopoldense no Programa Licitacom, do Tribunal de Contas do Estado, sistema onde é lançada  toda a movimentação financeira de bens móveis e permanentes. ‘’As informações devem ser de acesso público. É imprescindível que tenhamos todos os dados disponíveis e às claras para que possam ser acompanhados pela  comunidade que deve ser fiscalizadora’’, afirma a vereadora.

A movimentação para tornar o andamento da Câmara Municipal de São Leopoldo transparente e sem gerar dúvidas garantiu a conquista em abril de 2016 do Troféu Destaque Nacional UVB 2016, concedido pela União dos Vereadores do Brasil. “A inovação representa a busca pela transparência e agilidade no legislativo. O mérito é de todos e o prêmio é para a comunidade que ganha a certeza que estamos trabalhando pelo melhor’’, ressaltou a vereadora.

Novo site para a Câmara Municipal

Dentro do projeto de garantir a transparência do legislativo, a vereadora Iara Cardoso, enquanto presidente  lançou o novo site da Câmara. Inovando a comunicação digital e aproximando a comunidade do dia a dia do legislativo municipal.  Mais informações das bancadas e seus vereadores,  dos projetos em tramitação e a informatização do sistema de comissões permanentes.

Acessibilidade

Apesar de ainda haver muito a adaptar  a ex-presidente Iara Cardoso deu o passo inicial nas mudanças estruturais do prédio e espera que as benfeitorias continuem. A portaria lateral  na Avenida Dom João Becker foi recuperada e restaurada  para o acesso de cadeirantes que agora também conquistaram um local reservado no plenário para acompanharem as sessões.

Duodécimo investido na comunidade

Em dois momentos de 2016, Iara Cardoso destinou parte do duodécimo da Câmara para a comunidade.  Do valor, 5.500 reais foram utilizados para custear as passagens aéreas de três alunos e duas professoras da Escola Municipal Paulo Beck que representaram São Leopoldo na Feira Internacional Milset Expo Brasil, em Fortaleza, em maio. Outros 100 mil reais foram destinados ao cercamento eletrônico do Município.

Fundo Municipal

O último ato como presidente do legislativo que Iara Cardoso deixa foi o projeto de criação do Fundo Municipal de Gestão para a compra de prédio próprio para a Câmara Municipal.  O projeto, aprovado com emenda, estabelece a criação de um Conselho Gestor com a participação de todas as bancadas para administrar os recursos que provenientes do saldo duodécimo, valor repassado pelo executivo para a administração do legislativo. Iara Cardoso defendeu a criação do fundo alegando que são pagos mensalmente cerca de 30 mil reais ao Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de São Leopoldo (IAPS), proprietário do imóvel.

Para a vereadora Iara Cardoso que inicia mais um mandato no legislativo leopoldense, deixar a presidência com tantos feitos lhe confere a certeza do dever cumprido. ‘’Foi ano intenso, de muitos debates, muito trabalho. Tenho, de fato, a tranquilidade de ter realizado essa missão com dedicação. Parto agora para mais uma missão e sigo trabalhando pela e para a comunidade’’, conclui.

Ver Galeria de Fotos Relacionada