Sessão especial comemora os 170 anos da Câmara

Os 170 anos da Câmara Municipal de São Leopoldo serão comemorados em Sessão Solene Especial na próxima segunda-feira, 13.6, às 19h30, no plenário da casa legislativa. A presidente da Câmara, vereadora Iara Cardoso (PDT), conduzirá a sessão, aberta ao público, que terá a participação de vereadores, ex-vereadores, autoridades, funcionários e servidores. Na ocasião será inaugurada a Galeria das Vereadoras de São Leopoldo, uma homenagem às mulheres que escolheram a política para trabalharem pela comunidade, seguindo os passos de Maria Emília de Paula, primeira vereadora de São Leopoldo, com mandato iniciado na década de 1940.

A história

São Leopoldo foi fundada em 25 de julho de 1824 com a chegada dos imigrantes alemães. Instalados inicialmente nas terras da Feitoria do Linho Cânhamo, foram conduzidos desde os primeiros momentos pelo inspetor José Thomaz de Lima, que, antes da vinda deles, já havia sido administrador da Feitoria, onde residia desde 1820. Com a saída deste, em 1º de julho de 1831, o coronel Salustiano Severino dos Reis assumiu essa função.

Com o aumento da população da colônia, São Leopoldo foi elevada à Capela Curada, sendo eleito o primeiro Juiz de Paz, Manuel Bento Alves, em 18 de setembro de 1831. A transformação da Capela Curada de São Leopoldo em município e a instalação da primeira Câmara Municipal de Vereadores, em 21 de julho de 1846, transferiu dessa data adiante  a maior autoridade local para o presidente da Câmara Municipal.