Aprovada Moção de Apoio ao pagamento de salários de profissionais da educação estadual que participaram da greve

Foto: Manifestação 15M, em São Leopoldo, 15 de maio de 2019.

A Moção de Apoio ao pagamento dos salários das trabalhadoras e dos trabalhadores grevistas da Rede Estadual de Educação, proposta pela líder da Bancada do PT, vereadora Ana Affonso, foi aprovada na sessão de hoje da Câmara de Vereadores.

O documento vai ser encaminhado ao governador do Estado, Eduardo Leite, e ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo, com o objetivo de manifestar apoio à reivindicação de mais de 27 mil profissionais que atuam na rede estadual de educação e tiveram seus pontos cortados em razão da greve protagonizada pela categoria. As educadoras e os educadores estão buscando a reversão da medida imposta pelo governo.

"Não basta tudo que a categoria da educação já sofreu antes da pandemia, com os salários atrasados e os parcelamentos por mais de 50 meses, e sem qualquer reposição salarial durante quase seis anos... Para completar o processo de empobrecimento e retirada de direitos, agora, o governo Leite corta os salários como retaliação ao movimento grevista, mesmo os educadores e as educadoras já tendo recuperado as aulas e concluído o ano letivo de 2019", afirmou a vereadora Ana Affonso.

O manifesto se soma às mobilizações da categoria do magistério para pressionar a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini pelo pagamento dos dias parados que já foram recuperados pelas trabalhadoras e os trabalhadores da rede estadual de educação.