O primeiro ano de atividades do Ambulatório LGBT+ em São Leopoldo foi celebrado com a realização do 1º Seminário de Aniversário do Ambulatório LGBT+ de São Leopoldo: Enfrentando Preconceitos e Construindo Equidade. O evento, construído em parceria com a Unisinos através do Programa de Educação pelo Trabalho - PET Saúde Equidade, foi acolhido pela Câmara de Vereadores por meio do Gabinete da vereadora Nadir Jesus (PT), que propôs uma Sessão Especial em homenagem à data. A atividade reuniu representações institucionais, como a coordenação e trabalhadores do Ambulatório, Secretaria Municipal de Saúde, Fórum LGBT, Conselho Municipal de Saúde e também pessoas usuárias do serviço e seus familiares.
Na pauta, o contexto enfrentado diariamente pela população de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e outras enfrentam diariamente, com barreiras no acesso a serviços de saúde convencionais, seja por preconceito, discriminação, falta de profissionais capacitados ou falta de conhecimento sobre questões de saúde específicas da população LGBT +. “Ter o Ambulatório LGBT+ em nossa cidade é uma grande conquista, é o resultado de uma luta antiga de todos os que estão aqui hoje pela garantia de direitos”, ressaltou a vereadora.
O Ambulatório LGBT+ atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, no Centro Médico Capilé. Não é necessário agendar atendimento, todos os que chegam são acolhidos por alguém da equipe técnica multidisciplinar. Os grupos em andamento atualmente são os seguintes: Grupo Terapêutico com Pessoas Transfemininas; Grupo Terapêutico com Pessoas Transmasculinas; Grupo Laços, para familiares e pessoas de apoio e Grupo Help Cidadania, que aborda direitos das pessoas LHBT+.