O plenário da Câmara de Vereadores lotou para celebrar o Dia da Consciência Negra (comemorado em 20 de novembro), na noite de sexta-feira, dia 22. Proposta pela vereadora Nadir Jesus (PT), a Sessão Especial teve atividades culturais com danças ao som de tambor, homenagens para negras e negros que se destacam na cidade e na região pela luta permanente para que os negros ocupem todos os espaços que quiserem e, ao final, uma degustação de especiarias típicas da culinária africana. Mais do que uma celebração, foi um momento de reflexão, de falas potentes que abordaram a luta contra o racismo e a representatividade do povo negro nos espaços de poder.
Lideranças políticas, religiosas, do serviço público, comunitárias e vereadores participaram do ato proposto pela vereadora Nadir, que se despede do mandato em 31 de dezembro deixando um legado para São Leopoldo, por meio da construção de ações e políticas voltadas à população negra e também aos direitos humanos.
Homenageados
Dra Denise Carvalho Ferreira, Cleria Ferreira, Jovelina da Cruz, Sejalmo Nery, Isaura Maia, Paulete Souto, Dolores Senhorinha Dornelles, Vera Inácio, Tamires Dias, Sara Kremer, Lourdes Concílio Machado, Carmen Helena de Jesus, vereadora Nadir Jesus, Gisele Paim, Margarete Pereira, Vera Tita, Adair Moura e Família do Samba.