Vereador Hitler Pederssetti protocola medidas de defesa contra enchentes

Vereador Hitler Pederssetti protocola medidas de defesa contra enchentes

O vereador Hitler Pederssetti vem protocolando uma série de medidas de enfrentamento e prevenção de enchentes.
“Desde o ano passado nosso estado vem sendo afetado pelos mais diversos fenômenos climáticos, muitas coisas não podemos controlar, mas podemos prever e criar sistemas de amenizar futuras enchentes”, disse o vereador.
Além de um projeto de lei para controle de doações, Pederssetti protocolou uma série de indicações de prevenção a futuras enchentes:
 
-  Investir em sistemas de drenagem eficientes para escoar a água da chuva rapidamente, evitando o acúmulo de água nas ruas.
 Promover a conscientização entre os cidadãos sobre os riscos de inundações e as melhores práticas para minimizar danos.
 Desenvolver e implementar planos de emergência que incluam rotas de evacuação e abrigos temporários.
 Investir em sistemas de drenagem eficientes para escoar a água da chuva rapidamente, evitando o acúmulo de água nas ruas.
 Restaurar pântanos e áreas úmidas, essas áreas atuam como esponjas naturais, absorvendo e armazenando grandes quantidades de água.
 Promover o uso de telhados verdes, pavimentos permeáveis e jardins de chuva para aumentar a infiltração de água no solo.
 Planejar e gerenciar as bacias hidrográficas de maneira integrada para equilibrar as necessidades ambientais, sociais e econômicas.
 Utilizar softwares de modelagem hidrológica para prever o comportamento das águas durante tempestades e planejar melhor as intervenções.
 programas para envolver a comunidade na limpeza regular de rios e canais para evitar obstruções que possam causar transbordamentos.
 Colaborar com empresas privadas para financiar e implementar projetos de infraestrutura contra inundações.
 Criar parques lineares ao longo dos rios que possam atuar como zonas de inundação controlada, absorvendo o excesso de água.
 
O objetivo é estarmos cada vez mais preparados e organizados para possíveis desastres, além de prever com maior precisão eventos climáticos desse porte.