Ana Affonso trata sobre a educação pública em Brasília

Ana Affonso trata sobre a educação pública em Brasília

Ainda em Brasília pautando temas da região metropolitana nos grupos de trabalho de transição do Governo Lula, a deputada estadual suplente e vice-presidenta do PT gaúcho Ana Affonso, esteve reunida com a deputada federal Rosa Neide (PT/MT). O encontro, que contou também com a presença do deputado federal Marcon (PT – RS), teve como objetivo tratar sobre as novas políticas de educação que devem ser adotadas a partir do próximo ano.

Na ocasião, Ana fez a entrega de um documento que reúne propostas e contribuições de educadoras como Jaqueline Moll e Lucia Camini, além de entidades e demais setores que fazem o debate sobre a importância da educação pública. “Queremos que a educação seja um projeto central na política do próximo período, fortalecendo a pedagogia de Paulo Freire, a cidadania e a democracia”, afirma.

Ela também destaca que o debate da educação precisa ser ampliado, possibilitando a participação de todos os setores neste processo de diagnóstico e também na reconstrução de politicas, bem como a revogação de medidas como o novo ensino médio.

“Precisamos que o novo governo recupere as políticas de investimento no ensino superior, a recuperação do ENEM, também dos financiamentos estudantis, a valorização dos institutos federais e educação integral. Precisamos de um processo de cidadania muito grande para superar as sequelas que o bolsonarismo deixou na sociedade”, salienta.

Ao receber o documento, a deputada federal mato-grossense destacou que o GT está acolhendo pontos de atenção e sugestões para a educação nacional. “Vamos trabalhar muito para reconstruir a educação como o povo brasileiro merece”, enfatizou.

Foto: Divulgação/Gabinete Ana Affonso