Prefeito Vanazzi recebe vereador Gilmar Pinto

Prefeito Vanazzi recebe vereador Gilmar Pinto

Na quinta-feira, dia 19 de janeiro, o prefeito Ary Vanazzi recebeu em seu gabinete o vereador Gilmar Pinto (PDT) para tratar sobre a criação do monumento cultural aos Sete Povos Missioneiros, o "Espaço Tupambaê” junto à Biblioteca Municipal, que será inaugurado no dia 7 de fevereiro. O monumento será a Cruz Missioneira (cruz de quatro braços) e tem como objetivo homenagear e reconhecer a luta e a importância da população indígena na cultura gaúcha.

 “O monumento que está sendo construído tem uma importância muito grande para a cultura gaúcha e representa a luta dos povos  e negros no nosso estado. O Gilmar tem uma relação muito grande com a cultura gaúcha e veio nos convidar e convidar toda a população leopoldense para participar da inauguração no dia 7 de fevereiro”, disse o prefeito Ary Vanazzi.

Já o vereador Gilmar Pinto falou sobre a representação do monumento, “o espaço Tupambaê que será inaugurado no dia 7 de fevereiro na biblioteca municipal, é o símbolo da cultura missioneira e foi criado para integrar todos os povos do nosso estado e que compõem a nossa identidade A Cruz Missioneira tem significado próprio, da origem de um povo que tem muito orgulho de se chamar gaúcho”.

Segundo Luís Rosado, presidente da Associação Sete Povos, o município nos deu a permissão de instalar o símbolo e o nosso coletivo se responsabilizou de buscar parceiros para que o monumento fosse produzido em terra missioneira e em breve estará cravado na querência Capilé. O município é parceiro e a obra não onerou o município”, disse o missioneiro Rosado que esteve na visita ao prefeito Vanazzi.

 

Foto:  Estevan Benacchi