Vereadores aprovam projeto de promoção à saúde auditiva do presidente Tarzan

Vereadores aprovam projeto de promoção à saúde auditiva do presidente Tarzan

Na sessão da quinta-feira, 15 de setembro, a Câmara de São Leopoldo aprovou, em primeira votação, o projeto que cria o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Deficiência Auditiva em São Leopoldo, o qual será comemorado, anualmente, no dia 10 de novembro.  O projeto é de autoria do presidente do legislativo, vereador Tarzan Correa.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez já existe desde 2017, sendo um símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção de problemas relacionados à surdez e à saúde auditiva. Com a inclusão da data no calendário de eventos de São Leopoldo, a finalidade é aumentar as campanhas de conscientização e educação sobre o tema no município.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que há cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, o que equivale a 5% da população do país. Com isso, São Leopoldo pode ter em torno de 12 mil moradores com algum problema auditivo.

Outros projetos

Em agosto, o legislativo aprovou o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade no calendário de eventos de São Leopoldo, a ser comemorado em 11 de outubro. Projeto que prevê que estruturas de saúde da cidade dimensionam o atendimento a pessoas obesas com macas e cadeiras especiais, nos setores público e privado, já está protocolado e deve entrar na pauta de votação nos próximos dias.

Além do projeto de promoção à saúde auditiva aprovado nesta quinta, há outro protocolado que busca garantir exames e tratamento às crianças o mais cedo possível. “São projetos que apresentam o que vamos fazer e como vamos fazer, desde a educação para a prevenção de problemas até ao tratamento e cuidado quando necessários”, ressalta Tarzan.