Aprovado projeto do vereador Lemos: só falta sancionar

Aprovado projeto do vereador Lemos: só falta sancionar

Está aprovado o projeto de lei do vereador Lemos para a implantação de recuo de faixa demarcando espaço livre diante das sinaleiras para ser utilizado por motoqueiros e ciclistas (Exp. 2474 - PV 245/22). Em votação única, projeto foi aprovado por unanimidade na sessão do Legislativo de quinta-feira e seguiu para o Executivo para a sanção, ou seja, para virar lei na cidade.

“A intenção principal é trazer maior tranquilidade para quem anda de moto ou bicicleta”, diz Lemos. “Minha solicitação é para melhorar a mobilidade urbana, garantindo a segurança no trânsito. Em muitas capitais e outras grandes cidades estes recuos existem, quero que esse avanço chegue a São Leopoldo também”.

A iniciativa dará a motoqueiros e ciclistas a garantia do espaço vago à frente dos demais veículos enquanto aguardam a liberação do semáforo para poderem transitar.

O projeto é em favor do motorista de carro, caminhão, ônibus e, principalmente, em favor de quem anda de moto ou bicicleta. Com estes espaços demarcados antes de cada sinaleira, será facilitado o dia a dia de todos, tanto do veículo maior, que precisa cuidar para não atingir nenhuma moto, como do motoqueiro e do ciclista, que podem se sentir mais seguros no trânsito.

O projeto aprovado foi encaminhado para sanção pelo Executivo via ofício 783/2022.